14.3.2023 –
https://www.youtube.com/watch?v=uzNjNB6UAQ4
O Dia de São Valentim é comemorado em 2 datas no Japão.
Para além do 14 de Fevereiro em que as Mulheres presenteiam os homens, no dia 14 de Março os Homens retribuem às Mulheres e é chamado “dia branco”.
Esta comemoração exclusiva do Japão, foi inventada por um fabricante de chocolate.
Foi em 1978 que começaram as empresas de chocolates a incutir nos Homens que teriam de oferecer chocolates brancos às Mulheres para retribuir os presentes que elas lhe davam a 14 de Fevereiro.
Para além da troca de chocolates entre casais, também é habitual oferecerem aos colegas e familiares diferentes tipos de chocolates.
Dependendo do grau de afinidade existem vários tipos e qualidades de chocolates a oferecer.
Este dia ficou tão popular que foi também adotado pela China Coreia do Sul e Vietname.
Ao contrário do dia 14 de fevereiro em que as Mulheres fazem os chocolates para oferecer, no dia branco não é tão comum os homens o fazerem mas isso não é problema:neste dia não faltam chocolates nas prateleiras dos supermercados, lojas, confeitarias etc…
Por exemplo:
O Giri choco é um chocolate que não tem associação romântica e é oferecido às pessoas que tens alguma obrigação social: colegas de trabalho, chefes, clientes, etc… Deve ser um chocolate bom, mas não é o melhor.
O Honmei choco é um chocolate que se dá a pessoas com quem temos alguma relação romântica: namorados ou apaixonados. Aqui, este tipo de chocolate deve ser mais requintado e é dos mais elaborados e caros.
O Tomo choco é um chocolate que é utilizado para demonstrar o carinho e a amizade pelos amigos mais próximos.
O Family Choco como diz a palavra é um chocolate em que oferecemos alguém com ligação familiar do sexo masculino, como os maridos, os pais os avós, os filhos, tios, primos, etc.
Apesar de não ser feriado e ser uma tradição importada do Ocidente, é considerada uma data muito especial, porque é um dia divertido de confraternização no trabalho, com a família e, muito especial para os que estão apaixonados.
Existem mais tradições no Japão à volta desta data. Quem sabe, noutro dia falamos sobre elas.
Esperamos que tenham gostado.
Subscrevam o nosso canal e digam nos comentários se gostariam que em Portugal se fizesse da mesma forma. Seria mais justo, não acham?
Partilhem com as vossas pessoinhas, vão ajudar-nos a crescer e não custa nada!
Fiquem bem e… até breve!