18.7.2023 –
As reservas turísticas no Algarve estão aquém das expectativas para esta altura do ano. O setor hoteleiro da região culpa a subida das taxas de juro, mas garante que, ainda assim, há mais turistas que no passado.
Este ano, o turismo no Algarve está aquém daquilo que era esperado, existem menos portugueses e espanhóis do que o habitual. O setor justifica esta situação com a subida das taxas de juro. O aumento dos preços fez com que as pessoas desistissem das férias no Algarve.
Nós hoje estamos ligeiramente abaixo daquilo que prevíamos, prevíamos mais. Esta subida dos juros foi um ‘brinde’ que apareceu e que condicionou muito a vida das pessoas. É verdade que Portugal e Espanha são os dois mercados que estão aqui a faltar. Os portugueses sempre adoraram o Algarve, o Algarve tem disponibilidade para os portugueses, mas existem outros destinos que também são apelativos, onde o preço também conta bastante e portanto as pessoas optam por aí”, disse Hélder Martins da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Apesar desta diminuição de turistas no Algarve, Hélder Martins garante que o setor está a conseguir igualar ou até mesmo superar o ano de 2022.
E nós poderemos estar ligeiramente abaixo de 2019, mas mantendo ou superando 2022 que também já foi um bom ano.” disse.
O setor acredita nas marcações de última hora e fala em disponibilidade por parte dos alojamentos, “há muita marcação de última hora, há disponibilidade nos hotéis, sempre houve, e nos apartamentos e nos aldeamentos e empreendimentos”.
SIC Noícias