RAUL ALMEIDA: “Todo o cuidado é pouco!”

O risco de incêndios é elevado…

Após reunião de emergência com a Proteção Civil de Mira, IPSS´s, Bombeiros, Juntas de Freguesia, GNR, ABMG e Centro de Saúde de Mira, a Câmara Municipal deu a conhecer medidas tomadas no sentido de prover o Concelho de mecanismos apropriados a fim de serem minimizados os riscos de incêndio durante esta semana.

Está, desde já, instalado nos Bombeiros Voluntários de Mira, o Centro de Coordenação Municipal, de onde serão acompanhados a par e passo, todos os momentos importantes deste que é um período crítico a nível de possibilidade de ignições.

A reunião serviu, também, para alertar as IPSS´s – e este é um pedido extensivo às populações – de se evitar ao máximo as solicitações aos Bombeiros, para que estes possam estar disponíveis a cem por cento, em eventuais combates a fogos que possam surgir repentinamente. “Controlar a utilização dos meios de urgência” é a chave-mestra deste período!

Foi, também, recordada a importância de se utilizar “a água de maneira racional” por esta altura, para além de ter sido enfatizado, por diversas vezes, a “proibição de utilização de maquinarias no espaço florestal” enquanto perdurar a situação de contingência, que vigora desde as 00:00 horas desta segunda-feira.

Com todas nas máquinas disponíveis da Proteção Civil e das Juntas de Freguesia em alerta máximo e com todas as equipas em prontidão a qualquer instante, já está em prática um plano municipal que as autoridades julgam ter as medidas apropriadas e suficientes para fazer face à delicadeza do momento. Espera-se, entretanto, que não tenha de ser utilizado e, para que isso possa acontecer, também é necessário que a cultura comunitária esteja em alerta máximo na prevenção de cada um e no aviso às autoridades, sobre eventuais anomalias…

Jornal Mira Online

Veja, aqui, a Conferência de Imprensa, na íntegra: