11.6.2024 –
Quatro pessoas – dois homens e duas mulheres – foram detidas, por elementos do Comando Distrital da PSP de Coimbra, entre os dias 7 e 9 de junho. Três detenções ocorreram na Figueira da Foz e uma em Coimbra.
No dia 7, às 15h30, foi detida uma mulher, de 23 anos de idade, pela prática de furto no interior de um espaço comercial situado na avenida Mendes Silva, em Coimbra.
A mulher preparava-se para abandonar o estabelecimento sem efetuar o devido pagamento dos artigos que tinha na sua posse, avaliados em 306 euros, quando foi intercetada por um responsável de segurança do espaço.
Na Figueira da Foz, a primeira detenção foi registada no dia 8, às 01h40, na rua Maurício Pinto, e está associada a condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
Um homem, de 25 anos de idade, foi abordado pela polícia após ter sido detetado a conduzir em excesso de velocidade. Quando lhe foi solicitada a documentação pessoal e da viatura, verificou-se que não era detentor de carta de condução.
Devido ao nervosismo demonstrado, foi submetido a revista de segurança, tendo sido encontrado, no interior de uma bolsa que trazia e, também, dentro do porta luvas da viatura, um produto suspeito de ser haxixe, o que se confirmou posteriormente através de testes realizados na esquadra, em quantidade suficiente para 54 doses individuais.
A PSP apreendeu ainda uma balança de precisão e 60 euros em numerário.
As outras duas detenções efetuadas na cidade da Figueira da Foz estão relacionadas com condução sob efeito de álcool. Ambas foram registadas no dia 9. Às 04h36, na rua da Fonte, foi detido um homem, de 50 anos de idade, que conduzia com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,32 gramas por litro (g/l).
Pelas 10h40, na rua de Mortágua, foi detida uma mulher de 22 anos. Submetida ao teste de alcoolemia, na sequência de um acidente de viação em que foi interveniente, acusou uma TAS de 1,77 g/l.
Resumo da Atividade Operacional entre 3 e 10 de junho
No período compreendido entre 3 e 10 de junho, 81 automobilistas foram autuados, pela PSP de Coimbra, por violação do código da estrada.
Os autos de contraordenação resultam de ações de fiscalização de trânsito, em que foram fiscalizadas 316 viaturas e efetuados 128 testes de alcoolemia.
No mesmo período, foram registados 33 acidentes de viação, de que resultaram 14 feridos ligeiros.
No que respeita à prevenção e combate à criminalidade, foram realizadas 10 detenções: três por condução sob influência de álcool; duas por suspeita de tráfico de estupefacientes; três através de mandados de detenção; uma por furto em estabelecimento; e uma por posse de arma proibida.