15.10.2023 –
Esta é a terceira edição dos artigos desenvolvidos pela Psicóloga Andrea Costa. Vale a pena ler!
“O stress surge como uma resposta natural aos desafios que enfrentamos diariamente.
Quando o nosso equilíbrio interno é invadido por uma situação desafiante, seja um estímulo físico ou psicológico, surge uma resposta de stress. Esta resposta inicialmente pode ser adaptativa, pois o nosso corpo está a preparar-se para lidar com a situação de stress. Contudo, a resposta que temos ao stress torna- se desadaptativa quando a exposição ao que lhe causa stress é experimentada de forma intensas e prolonga-se ao longo do tempo.
O stress pode afetar o corpo de diversas formas. Alterações a nível emocional e físico podem aparecer!
Alterações a nível emocional como alterações de humor, preocupação, pensamentos negativos, dificuldades de concentração, irritabilidade e agitação.
A nível físico, a pessoa sente cansaço, dores de cabeça, dificuldades em dormir e dores de cabeça.
É fundamental identificar quais são os geradores do stress que está a sentir, e perceber como eles se manifestam si.
Como se pode gerir o stress?
Praticar exercício físico – A prática de exercício físico faz com que a pessoa se sinta mais confortável, bem disposta, e regula o sono, do humor e do stress
Praticar Mindfulness – Na prática do Mindfulness, aprende a observar as suas sensações e pensamentos de modo a explorar uma nova postura, assumindo a posição de um observador sem julgamentos, colocando a intenção no momento presente.
Praticar técnicas de relaxamento – Todos os dias, tente relaxar com uma técnica de redução do stresse. Pode ser o relaxamento muscular progressivo por exemplo.
Conversa com alguém – Conversar com alguém sobre como se sente pode ser útil. Conversar com um amigo, um colega de trabalho ou com um profissional como um psicólogo pode ajudá-lo a encontrar soluções para gerir o seu stresse e colocar os seus problemas em perspetiva.
Escreva o que está a sentir – Escrever ajuda a colocar todos os pensamentos confusos que estão na nossa cabeça cá para fora. Escrever o que o incomoda, como se sente, porque reagiu assim por exemplo vai ajudar a baixar o stress que está a sentir.
Aprenda a dizer “não” – Uma das principais causas do stress, é ter muito para fazer e não conseguir dizer não às pessoas. Aprender a dizer “não” a pedidos adicionais ou sem importância ajudará a reduzir o seu nível de stresse e também poderá ajudá-la a desenvolver mais autoconfiança.
Na vida vamos ter sempre situações que vão ser indutoras de stress. O que importa é que consiga gerir o stress para viver de uma forma mais leve e tranquila.”
Andrea Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde nº24454