“PsicologicaMente falando…” sobre “Workaholic” e “ansiedade nos estudantes”

24.9.2023

Esta é a segunda edição dos artigos desenvolvidos pela Psicóloga Andrea Costa. Vale a pena ler!

Como saber se é um workaholic?

 

“Certas condições de trabalho podem aumentar os níveis de ansiedade e stresse, e pode levar a que a se trabalhe cada vez mais.

Workaholic, um termo bastante falado na atualidade, é alguém que trabalha excessiva e compulsivamente e é incapaz de se desligar do seu trabalho.

Como resultado a pessoa apresenta menor satisfação com o trabalho, maior risco de burnout, ansiedade, depressão, conflitos familiares e reduzidos níveis de produtividade, a longo do tempo.

Existem muitas consequências em se ser Workaholic e pode interferir com várias esferas do relacionamento. Algumas consequências do workaholismo são:

  • Eficácia reduzida no trabalho – Trabalha-se sobre pressão, sem organização
  • Relações disfuncionais – muitos workaholics são filhos, irmãos, netos de workaholics e desenvolveram este comportamento observando como seus pais. Maridos e esposas de workaholics podem desenvolver depressão e outros quadros de perturbações mentais;
  • Risco elevado de stresse crónico – o ritmo de trabalho auto-imposto gera um stresse contínuo que, se não regulado, pode levar a um burnout;
  • Problemas de saúde física, mental e emocional – O stresse elevado vai reduzir a sua imunidade, e vai sentir-se abalada/o a nível emocional. Além disso, problemas no trabalho podem gerar um grande impacto na sua saúde.

 Para deixar de ser um workaholic, a primeira coisa é admitir esse padrão de comportamento.

O ideal, é ir alterando a dinâmica do trabalho. É essencial redefinir prioridades e estabelecer limites frente às necessidades que o trabalho apresenta.

Deve tirar um tempo para si e colocar atividades individuais, na agenda.

É essencial distribuir as tarefas profissionais entre os horários definidos exclusivamente para o trabalho e dizer não para atividades não urgentes. Também não é indicado deixar projetos para a última hora nem ficar com trabalhos pendentes que aumentem a sua ansiedade.

Fazer terapia para ajudar a trabalhar medos, inseguranças, ansiedades e outros sintomas.”

Andrea Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde nº24454

Ansiedade de desempenho nos estudantes: como podemos reconhecer?

 

“A ansiedade de desempenho é caracterizada pelo medo acentuado e persistente de situações nas quais o estudante sente que está a ser avaliado.

A ansiedade de desempenho está de forma negativa associada a dificuldades em focar a atenção, evitar a tarefa (apresentar algum trabalho), técnicas incorretas de estudo, chegando a influenciar significativamente o desempenho nas atividades. O medo e ansiedade sentidos na altura do desempenho, podem prejudicar a preparação dos alunos e podem comprometer o seu trabalho, mesmo quando possuem os conhecimentos necessários para conseguirem apresentar sem se engarem.

Sinais de alerta da ansiedade de desempenho:

  • O jovem demonstra com frequência medo de situações em que o possa ser avaliado (exemplos: ir ao quadro, participar na aula, fazer fichas diárias, testes, apresentações orais);
  • Em momentos de maior tensão e ansiedade, hesita na resposta, pois tem medo de falhar;
  • Manifesta sintomas de ansiedade nas situações que causam ansiede de desempenho;
  • São frequentes frases como “não vou conseguir”, “não sou capaz”, “não sei”;
  • Demonstra angústia e preocupação nas vésperas de situações de desempenho importantes;
  • Os professores referem que participação espontânea em sala de aula é muito pouca;
  • Tem notas inferiores às suas expectativas e às suas capacidades

A terapia ajuda a lidar com este tipo de ansiedade, falando sobre os medos, fornecendo estratégias, de forma a diminuir o desconforto físico e mental.

Andrea Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde nº24454