29.01.2025
Entre as 18:00 horas de 28 e 29 de janeiro. As ocorrências nos 19 Municípios da região:
Tipologia:
Queda arvores: 19
Queda de estruturas: 8
Movimento de massas: 4
Inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa: 33
Outras tipologias: 13
Total de ocorrências –meteorologia adversa: 77
Informação hidrológica relevante (todo o país):
Cota da Barragem da Aguieira: 120.05m – 79.7% do volume
Caudal do Açude de Ponte (Coimbra): 469 m3/s
De acordo com a informação disponibilizada pela APA, poderá ocorrer aumento significativos de caudais nas bacias hidrográficas dos rios Minho (possibilidade de inundações de zonas ribeirinhas), Lima (sub-bacia do rio Vez com possibilidade de inundações das zonas ribeirinhas; aumento das afluências a Ponte da Barca), Cávado (rio Homem a jusante de Vilarinho das Furnas), Douro (rio Tâmega e afluentes não controlados), Vouga (possibilidade de aumento de caudais a jusante de Ribeiradio e afluentes a Águeda), Mondego (subida de caudais afluentes a Coimbra), Tejo (aumento de caudais com possibilidade de inundações a cotas mais baixas na sub-bacia do Sorraia).
Deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações, em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de rápido escoamento e naquelas em que se faça sentir o efeito de maré. Podem ainda ocorrer dificuldades de escoamento causadas por obstruções da rede pluvial e/ou de linhas de água que podem dar origem a constrangimentos locais.
Informação meteorológica para o dia 30 de janeiro (todo o país):
Aguaceiros dispersos no litoral oeste e no extremo norte, podendo ser de neve acima dos 1000 metros. Vento a predominar no litoral e nas terras altas, com rajadas que podem atingir 80 Km/h, diminuindo de intensidade a partir da tarde.
Agitação marítima com ondas até 8 metros (picos máximos até 15 metros) na costa ocidental, diminuindo gradualmente a partir da manhã (5 a 7 metros) e novamente a partir da tarde (4 a 5 metros) de norte para sul.
TAGS: