03.5.2024 –
Fenprof revela que ficaram marcadas duas reuniões de negociação em maio, nos dias 13 e 21. Objetivo é concluir processo até ao fim da legislatura.
Afinal, a recuperação do tempo de serviço dos professores começa ainda este ano. Foi a garantia recebida pela Fenprof, depois da reunião de cerca de uma hora com a equipa do Ministério da Educação.
Em declarações aos jornalistas, o secretário -geral da Fenprof Mário Nogueira revelou que não foram ultrapassadas as linhas vermelhas com que vinham para o encontro.
“Aquilo que nos foi apresentado refere que a recuperação vai ter início, o primeiro faseamento, a 1 de setembro de 2024, e que se conclui no âmbito da legislatura”, afirmou.
Mário Nogueira atribuiu duas notas positivas à reunião, o facto de não terem sido ultrapassadas as duas linhas vermelhas e terem ficado já marcadas duas reuniões negociais para 13 e 21 de maio. No entanto, Nogueira defende que a recuperação do tempo de serviço deve começar em julho e não em setembro e não assegura que o fim do ano seja tranquilo, sem greves ou protestos, fazendo depender o regresso da tranquilidade às escolas o resultado das negocições.
Nestas declarações aos jornalistas, o dirigente sindical reforçou ainda que é essencial a valorização da carreira, de forma a combater a falta de professores nas escolas.
“Este ano civil vão aposentar-se quase cinco mil professores e vão chegar à profissão à volta de mil, a tendência é de agravamento”, refere Mário Nogueira.
Cristina Nascimento/RR