04.12.2024 –
O GO WIDE, evento que decorreu no passado dia 20 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, recebeu a 1.ª Reunião de Municípios com Vereadores dos Pelouros da Agricultura, Pecuária, Florestas ou Desenvolvimento Rural.
No passado dia 20 de novembro de 2024, o Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, recebeu o GO WIDE. O evento mobilizou mais de 150 atores do ecossistema de inovação dos setores da agricultura, pecuária, florestas e desenvolvimento rural. Centrado nos projetos de inovação financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em execução, o GO WIDE destacou as soluções que estão a ser desenvolvidas e implementadas, procurando explorá-las enquanto ferramentas de criação de valor.
No âmbito do GO WIDE, decorreu a 1.ª Reunião de Municípios com Vereadores dos Pelouros da Agricultura, Pecuária, Florestas ou Desenvolvimento Rural, com o objetivo de promover a partilha de boas práticas, a inspiração mútua, a organização de visitas técnicas entre municípios e a criação de um fórum de discussão para os desafios e oportunidades nos setores abrangidos. Entre os temas abordados incluiu-se a água, a digitalização e os circuitos curtos de comercialização, essenciais para a resiliência e sustentabilidade dos territórios. Para Nuno Russo, Vereador do Município de Santarém e principal dinamizador desta iniciativa, a reunião “permitiu criar as bases para uma futura Rede de Municípios com Pelouros da Agricultura, Pecuária, Florestas ou Desenvolvimento Rural, e que têm um conjunto de desafios comuns que vale a pena partilhar e valorizar”.
De acordo com Pedro Neto, Vereador do Município do Fundão, “esta iniciativa é uma excelente oportunidade para partilhar experiências e soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos nossos concelhos, fomentando a inovação e a colaboração.” Pedro Santos, Diretor-Geral da CONSULAI, destacou que “esta reunião representa um passo significativo na construção de uma rede colaborativa entre municípios, essencial para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que promovam o desenvolvimento dos territórios rurais e a competitividade dos setores em questão”.
A próxima reunião ficou agendada para o início do próximo ano e vai ter lugar no Município do Fundão, onde se espera uma participação ainda mais alargada de vereadores de norte a sul do país. O objetivo é criar uma rede robusta e dinâmica, que contribua para encontrar soluções práticas e inovadoras para os desafios que afetam a agricultura, pecuária, florestas e desenvolvimento rural.
Com esta iniciativa, a CONSULAI, a AGROGLOBAL e os municípios envolvidos reafirmam o compromisso com a
sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento dos territórios rurais.
TAGS: