Presidente do Turismo de Portugal sugere trocar TAP pela Iberia, mas volta atrás nas declarações polémicas

Entretanto, em comunicado, já corrigiu as declarações polémicas.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, criticou as políticas da TAP para o norte do país e incentivou a que se aposte mais na Iberia, em detrimento da companhia de bandeira portuguesa.

Entretanto, em comunicado, já corrigiu as declarações polémicas, enaltecendo o papel da TAP, mas assumindo que “há ainda muito trabalho a fazer”

Foi num encontro recente com agentes da região norte que Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, incentivou a que se aposte mais nas rotas da Iberia como parceiro estratégico e em Madrid como aeroporto de ligação internacional, em vez da TAP.

Na reunião, promovida pelo Turismo do Porto e Norte, em que participou também Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, a TAP foi de novo acusada de menosprezar aquela região e foram repetidas as reivindicações já apresentadas a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, que disse que “a TAP só consegue ser rentável em Lisboa”.

Luís Araújo terá dito que em vez de insistirem nas críticas, que se virem para a Iberia, companhia que tem feito contactos no sentido de estabelecer parcerias.

Em comunicado, esclareceu que “a TAP é essencial para o setor em todo o território nacional e um parceiro estratégico do Turismo de Portugal, implementando iniciativas conjuntas para dinamizar o turismo nacional”. 

Reconhece, porém, “que há ainda muito trabalho a fazer, sendo indiscutível que a TAP tem um papel crucial na conectividade a Portugal. Com a Iberia tem sido desenvolvido um trabalho como acontece com o programa STOPOVER da TAP, para aumentar o impacte nos aeroportos nacionais”. 

Recorde-se que a Comissão Europeia aprovou a quantia de 2.550 milhões de euros para o Estado português injetar na TAP. 

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, acusa o Governo de querer transformar a TAP numa companhia regional para servir Lisboa e afirma que a transportadora está a abandonar o aeroporto Sá Carneiro e a travar o desenvolvimento económico do Norte.

Desde Abril, a TAP acabou com sete rotas e 705 mil lugares com partidas do Porto. Entretanto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é já um ponto estratégico para a Iberia e para a British Airways, que querem intensificar as trocas a partir da Invicta.

SIC Notícias