“Portugal tem um problema de ambição. Falta o querer crescer”, diz António Horta Osório

08.5.2023 – 

António Horta Osório partilhou conhecimentos adquiridos ao longo da sua carreira com jovens dos 18 aos 30 anos, no âmbito das comemorações do Youth Economic Circle. O gestor português considera que falta ambição ao nosso país e apontou aos jovens o compromisso de mudar mentalidades.

O Youth Economic Circle (YEC) celebrou o seu 1.º aniversário desde a chegada a Lisboa, e convidou o antigo CEO do Lloyds Banking Group e um dos mais reconhecidos gestores portugueses a participar num jantar onde sublinhou que Portugal tem um problema de ambição. Falta o querer crescer, o querer fazer mais e melhor, essencial para mudarmos o nosso destino. Por isso, foi para mim muito interessante ver nestes jovens uma grande vontade de mudança, afirma Horta Osório.

O gestor português tem um reconhecido passado ligado à banca, desde o Goldman Sachs ao Citibank, passando pelo Grupo Santander e, mais recentemente, o Grupo Credit Suisse, o agora Presidente do Conselho de Administração da BIAL, com funções não executivas na José de Mello, Fundação Champalimaud e Impresa.

Estes encontros do YEC reuniram já individualidades como ena Cascais Tomé (CEO da SIBS), João Noronha Lopes (ex-Vice-Presidente Global da McDonalds, e CEO & Co-Founder do Vira Frangos), Isabel Jonet (Presidente da Confederação dos Bancos Alimentares Portugueses), António Lobo Xavier (Sócio da Morais Leitão e Conselheiro de Estado), Paulo Morgado (Sócio na Antas da Cunha ECIJA, e Co-fundador da Bridgewhat) ou Roberta Medina (Vice-Presidente Rock in Rio), entre outros, o YEC recebeu agora Horta Osório, antigo CEO do Lloyds Banking Group.

Foi com gosto que partilhei a minha experiência e o desejo que ambicionem mais e melhor para Portugal”, sublinhou o gestor português.

Por sua vez, Gonçalo Veiga Martins, Presidente do YEC Portugal, sublinhou que “foi com grande satisfação que contámos com António Horta Osório no 1.º aniversário do YEC em Portugal. É alguém que nas últimas décadas trilhou uma carreira de excelência e que trouxe importantes ensinamentos para transmitir aos jovens de hoje que serão os líderes de amanhã”.

André Manuel Mendes/Executive Digest

Imagem: BBC News