22.6.2024 –
Vitória conquistada perante aquele que (teoricamente) era o adversário mais forte do grupo, dá a garantia de Portugal terminar esta fase na primeira posição.
Bernardo Silva, aos 22 minutos e Samet Akaydin, aos 29 minutos, num incrível autogolo ditaram o placar (justo) com que as equipas da Turquia e de Portugal foram para o intervalo.
Desde cedo, notou-se que com Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes, a seleção lusa iria tomar conta do meio campo, dando poucas, pouquíssimas, oportunidades para os turcos criarem algum perigo e, na única verdadeira chance de golo, os turcos caíram aos pés de Diogo Costa, que fez excelente defesa.
Como nota negativa da primeira metade, ficou apenas o segundo amarelo de Rafael Leão no Europeu, que ficará de fora contra a Geórgia, sendo que, em ambos os casos – Chéquia e Turquia – os árbitros admoestaram-no por… simulação!
Ao intervalo, o selecionador nacional decidiu fazer duas substituições: saíram Palhinha e Rafael Leão, tendo entrado em jogo, Rúben Neves e Pedro Neto.
A segunda parte principiou da mesma maneira como terminou a primeira: com Portugal a conseguir abafar o enorme público afeto à Turquia, por conta de um jogo pausado e com categoria. Assim, o terceiro golo nascido de um erro defensivo turco, que deixou Cristiano Ronaldo à vontade para assistir Bruno Fernandes, acabou por deitar abaixo as parcas esperanças de uma Turquia que, na realidade, não conseguiu produzir o seu (bom) futebol, muito por conta da estartégia montada por Roberto Martínez.
Após o terceiro golo, com naturalidade, os turcos perderam o gás e os portugueses limitarm-se a gerir o tempo, que lhes corria a favor.
O último encontro da primeira fase acontece no dia 26 de Junho contra a Geórgia que hoje empatou com a Chéquia (1-1) e ainda sonha com um lugar na próxima fase.
Jornal Mira Online
TURQUIA:
Altay Bayindir, Zeki Çelik, Samet Akaydin, Abdulkerim Bardakci, Ferdi Kadioglu, Hakan Çalhanoglu, Kaan Ayhan, Yunus Akgun, Orkun Kökçü, Kerem Akturkoglu, Baris Yilmaz
Entraram: Yusuf Yazici, Kenan Yuldiz, Ismail Yuksek, Arda Güller e Merih Demiral
PORTUGAL:
Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, João Palhinha, Bernardo Silva, Vitinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo
Entraram: Rúben Neves, Pedro Neto, Nelson Semedo, António Silva e João Neves
MARCADORES:
0X1 – BERNARDO SILVA – 22 MIN.
0X2 – SAMET AKAYDIN (AG) – 29 MIN.
INTERVALO
0X3 – BRUNO FERNANDES – 56 MIN.
FINAL