Portugal esteve preente no Campeonato do Mundo de Columbofilia na Roménia

Uma seleção de pombos de alta competição portugueses participou no Campeonato do Mundo de Columbofilia 2020 que decorreu na Roménia e cuja final se realizou na quarta-feira, dia 30 de setembro. 

A prova foi organizada pela Federação Columbófila Internacional (FCI), em parceria com a Federação Columbófila da Roménia. A solta, de um total de 335 pombos de mais de uma dezena de países, foi feita a partir da localidade de Sopron até à cidade de Arad, numa distância de 405 quilómetros.

No Campeonato do Mundo, o primeiro pombo português chegou em 27º lugar, de um total de 95 a competir nesta prova. O atleta pertence à equipa da Associação Columbófila Distrital de Coimbra, Golden Wings. Dos pombos nacionais, o segundo a chegar, em 29º lugar, é propriedade do columbófilo Paulo Sérgio Sousa Prata, da Associação Distrital do Porto. Seguiu-se, em 55º lugar, um pombo propriedade da Team RRC, também da ACD de Coimbra, e, em 62º um atleta da equipa da ACD de Aveiro. A Roménia foi a grande vencedora da prova, sendo agora campeã do mundo de columbofilia.

Em simultâneo, decorreu também o Campeonato do Mundo de Jovens, na qual Portugal também esteve representado. De um total de 61 pombos em concurso, o primeiro atleta português chegou em 41º e é propriedade da jovem columbófila Clara Emília Pereira Neto, da ACD do Porto. A Hungria  sagrou-se campeã do mundo de jovens.

“Queremos dar os parabéns aos vencedores e felicitar todos participantes de uma forma geral, além de agradecer aos columbófilos portugueses que representaram o país da melhor forma possível”, afirma Almerindo Mota, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia.

“Não foram os melhores resultados que já tivemos, e Portugal tem habitualmente classificações muito boas, mas foi o possível, numa prova com médias muito altas”, salienta o responsável, considerando que “é sempre uma honra para Portugal estar presente em competições como esta”.

A Columbofilia portuguesa centra agora as suas atenções nos campeonatos internacionais a decorrer em Mira a 24 de outubro e que contam com a participação de mais de um milhar de atletas de alta competição.