Tente você mesmo: na sua área de trabalho, crie uma nova pasta e a nomeie de “con”. Aperte enter e, automaticamente, uma janela de diálogo irá abrir dizendo que não é permitido a criação da pasta. Em seguida, a pasta voltará a se chamar “Nova Pasta” ou pedirá outro nome para ser colocado. Mas afinal, porque não conseguimos criar uma pasta chamada “con” no Windows? Confira a resposta abaixo.
Esse problema vem deste o surgimento do primeiro sistema operacional lançado pela a Microsoft, o DOS. A pasta, ou diretório, como era chamada na época, não podia ter esse nome porque ele era reservado a um comando no qual permitia o controle de outras funções no sistema operacional, como impressão e comunicação.
Como o Windows era baseado em cima do DOS, essa limitação foi permanecendo a cada nova versão lançada. Mesmo não sendo baseado no primeiro sistema operacional da Microsoft, o problema ainda continua nas versões 7 e 8. Através do mesmo motivo, também não é possível usar as seguintes palavras para nomear uma pasta: PRN, LPT1, LP2, LP3, LP4, LP5, LP6, LP7, LP8, LP9, NUL, COM1, COM2, COM3, COM4,COM5, COM6, COM7, COM8, COM9 e CLOCK$, além de letras seguidas de dois pontos, como A:, C: até Z:.
POR BRUNO PINHEIRO · 21 DE ABRIL DE 2014