08.04.2025 –
Coimbra recebeu este fim de semana, a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo 2025 que reuniu nas águas do Mondego quase 1000 atletas oriundos de 86 clubes do país. Apesar dos receios de intempérie, todos as regatas se realizaram conforme o planeado e o espetáculo da canoagem encheu de cor e ação a cidade.
Um extenso trabalho colaborativo entre a Federação Portuguesa de Canoagem, Clube Fluvial de Coimbra e o Município de Coimbra, possibilitou uma vez mais a realização de uma das maiores provas de canoagem do calendário nacional. Foram 953 os atletas que participaram no evento em regatas disputadas nas categorias de iniciados, infantis, cadetes, juniores, seniores e masters.
Coimbra foi, uma vez mais, um palco de excelência para a prática da canoagem e o Mondego encheu-se de cor e movimento com as sucessivas regatas. O núcleo duro da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) esteve presente em Coimbra com o presidente Ricardo Machado e o staff que inclui toda a equipa logística necessária para um evento desta envergadura. Presente, esteve igualmente, o vereador Carlos Lopes, do município de Coimbra em representação da vereação do desporto.
Na classificação geral por clubes, o norte do país continua a afirmar-se como um bastião da modalidade. O Clube Náutico de Ponte de Lima saiu vitorioso com 1078 pontos, seguido pelo Clube Náutico do Prado com 804 pontos e, em terceiro lugar, o Grupo CDR de Gemeses com 747 pontos.
Luís Pedro Abreu, presidente do Clube Fluvial de Coimbra, relatava no final da prova que “É sempre com enorme prazer e responsabilidade que assumimos uma prova como esta. A Taça de Portugal de Tripulações de Fundo é a prova de que o trabalho de equipa funciona e aproveito, uma vez mais, para agradecer a confiança depositada por parte da FPC e o apoio imprescindível da CM de Coimbra”.
Nos dias 19 e 20 de Julho, o Fluvial de Coimbra assumirá a organização de mais uma prova. Desta vez, será a final do Campeonato Nacional de Kayak Polo 2025. O Clube de Coimbra procura renovar o título de campeão nacional que detém bem como a Taça de Portugal que conquistou no ano anterior.