20.02.2025 –
Iniciativa visa melhorar o espaço público para promover o sentimento de comunidade e fortalecer a interação entre moradores
O Município de Pombal está a desenvolver um projeto-piloto para testar a criação de um Programa Municipal de Promoção da Vizinhança. Um projeto que visa melhorar o espaço público, transformando-o num ponto de encontro e interação, e financiar pequenas intervenções em bairros, urbanizações ou lugares, promovendo o sentimento de pertença à comunidade e fortalecendo a interação entre vizinhos.
Para identificar as necessidades reais, o programa trabalhará com grupos de cidadãos que convivem diariamente nesses espaços, permitindo-lhes indicar o que é necessário para usufruir melhor do espaço público.
O projeto-piloto está a ser dinamizado na Praceta José António O. Bimba, no centro da cidade de Pombal, onde se reconhece a existência de algum dinamismo. Além dos residentes, este espaço é frequentemente utilizado pelos alunos da Universidade Sénior, pelas crianças que frequentam uma entidade privada ali sediada e pelos automobilistas que se dirigem às consultas externas do Hospital Distrital de Pombal, que ali estacionam.
A primeira reunião, realizada no dia 18 de fevereiro, reuniu um grupo de moradores, participantes de projetos e entidades com presença naquele espaço habitacional. Numa partilha intergeracional, e no âmbito da dinâmica efetuada, os três grupos de trabalho autointitulados de “As melhores ideias”, “Os super orientadores do bairro” e “Dar vida à praceta”, analisaram e apresentaram as suas sugestões. Os resultados serão agora discutidos entre os serviços do Município de Pombal para avaliar quais as ideias que podem ser implementadas.
Este projeto, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Pombal, resulta da participação do Município de Pombal em duas redes internacionais, designadamente, a rede Breaking Isolation, financiada pelo Programa Europeu URBACT, e a iniciativa Participation4All, impulsionada pelo United Cities and Local Government (UCLG), o Município de Valongo e a Universidade de Aveiro.
No âmbito do projeto Breaking Isolation, cujo objetivo principal é combater o isolamento social, atuando sob a vertente daqueles que já sofrem desta problemática, mas também sob a perspetiva preventiva de quem apresenta maior risco de ficar socialmente isolado, o Programa Municipal de Promoção da Vizinhança poderá consubstanciar-se como uma ação promotora das relações sociais e intergeracionais e da construção de cultura de apoio/ cuidado mútuo na
comunidade. A referida reunião do dia 18 vai permitir aferir se o programa municipal integrará as ações do Plano de Ação Integrado do Projeto Breaking Isolation, a construir até dezembro de 2025, assumindo este evento a figura de ação de teste.
Por outro lado, ao abrigo do projeto Participation4All, que visa melhorar a qualidade da democracia local através da implementação de processos de participação cidadã, o programa municipal pretende dar voz à comunidade para poderem ter a oportunidade de se pronunciar quanto aos seus interesses e necessidades para usufruírem do espaço público enquanto elemento promotor da socialização.
Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, “os vizinhos são a primeira linha de apoio de muitos dos nossos cidadãos. É por isso que é tão importante para o município fortalecer as relações sociais e promover uma cultura de apoio mútuo na comunidade.” “De facto, a rede de vizinhança é a verdadeira rede social mais antiga do mundo, e a que se encontra sempre atualizada aos tempos modernos”, considera Pedro Pimpão.