01.04.2025 –
“A 3.ª edição da ação de reflorestação no Folgosinho, foi um sucesso. A cada ano que passa, não só aumentamos o número de árvores plantadas, como consolidamos a comunidade académica que se interessa e adere cada vez mais a iniciativas deste género”, referiu Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, a respeito da atividade que reuniu estudantes, docentes e não docentes da instituição, para plantar 1800 árvores no Folgosinho, no concelho de Gouveia, a 29 de março.
A iniciativa, intitulada “Juntos Vamos Ajudar a Reflorestar a Serra da Estrela”, contribuiu para a recuperação da biodiversidade e a restauração das áreas afetadas pelos incêndios de no Parque Natural da Serra da Estrela, em 2022, promovendo a plantação de espécies autóctones – castanheiros, carvalhos e bétulas.
Para Ana Ferreira, “esta ação de reflorestação é mais uma prova do compromisso contínuo do IPC com a sustentabilidade ambiental, social e económica. Reflete o empenho e a dedicação de toda a comunidade académica e externa, que se tem mostrado sempre disposta a colaborar em prol de um futuro mais sustentável. O IPC continuará a investir em iniciativas como esta, que contribuem para a saúde ambiental e o bem-estar global, incentivando a participação ativa de todos e promovendo uma mudança positiva e duradoura.”
A atividade decorreu no âmbito da campanha “UNIgreen Days”, promovida pela Aliança UNIgreen que o IPC integra, contribuindo para a compensação das emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas nas suas atividades diárias. Inseriu-se ainda no Projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, cujo propósito é implementar práticas e medidas ambientais sustentáveis em todas as áreas do Politécnico de Coimbra.
Este evento, que contou com a colaboração da Associação Folgonatur, dos Baldios do Folgosinho, da Junta de Freguesia de Folgosinho e da Câmara Municipal de Gouveia, não procurou apenas restaurar o ecossistema da região, como também sensibilizar a comunidade para a importância de adotar atitudes responsáveis em relação à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
A Folgonatur, associação sem fins lucrativos criada após os incêndios de 2017, é uma das principais associações a promover ações de reflorestação na Serra da Estrela, trabalhando continuamente para mobilizar recursos humanos e materiais para a recuperação ambiental da região.