01.01.2025 –
O projeto, desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tem como objetivo impulsionar a investigação na área da Literatura para a Infância.
A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), apresenta a primeira edição do Prémio Leonor Riscado, uma iniciativa bienal que arranca em 2025, com o objetivo de promover e distinguir investigações de excelência, na área da literatura infantil.
As candidaturas iniciam hoje, dia 1 de janeiro, e estão abertas a todos os investigadores, nacionais e internacionais, até 30 de junho. Todos os trabalhos propostos a concurso devem ter sido redigidos em português e produzidos em território nacional.
“Este prémio homenageia a professora e investigadora Leonor Riscado pelo seu contributo notável para os estudos na literatura infantil e irá distinguir, com um valor de cinco mil euros, o melhor trabalho académico, estudo, investigação ou livro inédito, produzido nos dois anos anteriores à data de submissão”, revela o Professor Doutor Pedro Balaus Custódio, coordenador do Grupo Científico e Disciplinar de Humanidades da ESEC.
A avaliação dos projetos a concurso será realizada através de um júri composto por cinco especialistas nomeados pelo Grupo Científico e Disciplinar de Humanidades da ESEC. Será premiado o trabalho que se destaque a nível de originalidade, relevância, inovação no campo dos estudos literários, rigor metodológico e qualidade de escrita. O resultado será anunciado até 31 de dezembro de 2025 e, para além do prémio monetário, o vencedor poderá ver o seu trabalho publicado em formato digital de acesso aberto pela Editora da ESEC.
Com a primeira edição do Prémio Leonor Riscado, o Politécnico de Coimbra assume o compromisso de valorizar e perpetuar o legado de uma figura de referência na área da literatura infantil, incentivando novas investigações de excelência, que valorizem esta área de estudos.
Submissão de candidaturas e regulamento completo aqui.
TAGS: