25.2.2024 –
O Politécnico de Coimbra (IPC) promoveu a tertúlia “Cidadania, Democracia e Imprensa”, no passado dia 20, com a participação de Carlos Encarnação (ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Joaquim Vieira (jornalista, ensaísta e documentarista), que partilharam com o público a sua experiência e visão, numa conversa moderada por António Vilhena (colunista e escritor).
Em vésperas de eleições, estiveram em cima da mesa temas como a evolução da Democracia em Portugal e os desafios colocados aos partidos políticos. Destes destacam-se os baixos níveis de participação e interesse da população na política e a forte abstenção verificada nos últimos atos eleitorais. Além disso, realça-se a dificuldade dos órgãos de comunicação social tradicionais em se adaptarem à evolução digital e às redes sociais, bem como às consequentes mudanças ocorridas no consumo de informação e ao surgimento de fenómenos como as “fake news”.
A iniciativa, que decorreu no Auditório H1 da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, foi a segunda tertúlia de um ciclo que o IPC está a desenvolver, com o objetivo de aproximar a comunidade académica da sociedade, convidando várias personalidades externas e internas a partilharem a sua visão do mundo sobre diversas temáticas em conversas que vão ocorrer em diferentes espaços da instituição.
As tertúlias acontecem uma vez por mês ao longo de 2024 e serão anunciadas oportunamente. O ciclo de tertúlias está integrado nas comemorações dos 45 anos do Politécnico de Coimbra, que se assinalam no dia 9 de julho de 2024.