Pelo menos 255 pessoas morreram hoje no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter, noticiou a agência de notícias estatal afegã, Bakhtar.
“Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, na rede social Twitter.
“Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipas para a área imediatamente para evitar uma catástrofe”, acrescentou.
A Bakhtar, citada pela agência de notícias Associated Press, acrescentou que as equipas de socorro estão a chegar ao local de helicóptero.
#BREAKING: At least 255 people have been killed and 155 others injured in an earthquake in Barmala, Ziruk, Naka and Gayan districts of Paktika province on Tuesday night.
Local officials say the death toll could rise if the central government did not provide emergency help. pic.twitter.com/YlByfyArtG— Bakhtar News Agency (@BakhtarNA) June 22, 2022
O diretor da Bakhtar, Abdul Wahid Rayan, escreveu na rede social Twitter que 90 casas ficaram destruídas em Paktika, onde dezenas de pessoas podem estar presas sob os escombros.
Imagens divulgadas mostram vítimas a ser levadas para helicópteros para saírem da zona.
Hamza Azhar Salam, jornalista e fundador do The Pakistan Daily, mostrou imagens do desastre.
At least 250 people have lost their lives after a powerful earthquake jolted #Afghanistan's Paktika province.
Prayers for the victims of this horrendous tragedy. Sadly, the world has been quick to forget about #Afghans. #paktika #AfghanWomen #earthquake pic.twitter.com/Rcygdaq2OR
— Hamza Azhar Salam (@HamzaAzhrSalam) June 22, 2022
O departamento de meteorologia do Paquistão disse que o sismo registou uma magnitude de 6,1, tendo sido sentido na capital paquistanesa, Islamabad, e em outras zonas da província de Punjab oriental.
A agência sismológica europeia EMSC disse que o terramoto foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.
O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo, com uma magnitude de 5,9, ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.
Madremedia/Lusa