28.7.2024 –
Segundo o ranking ‘Henley Passport Index’, Portugal ocupa o 5.º lugar com livre-trânsito para 189 destinos. Singapura volta a liderar a tabela com 195 destinos em que é possível viajar sem preocupações, depois de ter ocupado o 1.º lugar em 2018, 2021 e 2022.
O passaporte português sempre se destacou por ser um dos mais valiosos e poderosos do mundo. Uma tendência que se tem mantido nos últimos anos e 2024 não foi exceção. Atualmente, este “pequeno livrinho de bolso” permite-lhe viajar para 189 dos 227 destinos que não exigem a apresentação de um visto.
De acordo com o Henley Passport Index, criado pela empresa Henley & Partners, Singapura é o país do mundo com o passaporte mais valioso e que permite viajar para um total de 195 destinos.
Nos últimos sete anos, o passaporte deste país asiático tem saltado entre o primeiro e o segundo lugar da tabela. Um contraste gigante, por exemplo, com o Afeganistão que ocupa o lugar 103.º no ranking e apenas permite viajar para 23 países.
O segundo lugar do ranking é ocupado pela França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha. Os cidadãos destes cinco países podem se unir e viajar para 192 destinos.
Em terceiro lugar e não muito longe dos países anteriores, surgem a Coreia do Sul, a Suécia, a Finlândia, a Áustria, a Irlanda, o Luxemburgo e os Países Baixos, que podem viajar para 191 destinos.
O Reino Unido está em quarto lugar com 190 destinos, juntamente com países como a Nova Zelândia, Noruega, Bélgica, Dinamarca e Suíça.
Portugal sobe em relação ao ano anterior
Logo a seguir, Portugal e a Austrália possuem o quinto passaporte mais valioso do mundo com um fantástico número de 189 destinos para onde é possível viajar.
Entre 2008 e 2009, Portugal conseguiu conquistar o 2.º lugar por duas vezes consecutivas e receber o título de segundo passaporte mais valioso do mundo. No ano seguinte desceu drasticamente para o 8.º lugar do ranking – a pior classificação nos últimos 18 anos.
No entanto, apesar de ser um dos mais cobiçados pelos viajantes, quem possuir um passaporte português e quiser viajar para países como Rússia, China, Cuba, Índia, Coreia do Norte ou Paquistão terá que solicitar com antecedência um visto autorizado.
Mariana Jerónimo / SIC Notícias