A DNA/8 Tempos, escola de dança de Coimbra, deslocou-se a Paris para participar novamente no Youth America Grand Prix (YAGP), considerada a maior competição de dança do mundo. A prova, onde se identificam os mais promissores jovens talentos da dança mundial, decorreu no Theatre André Malraux, com as semifinais a terminar a 14 de novembro.
Após um intenso trabalho de preparação, uma comitiva de 10 bailarinos acompanhados por duas professoras, trouxe de Paris resultados de relevo para a dança portuguesa, com 7 importantes prémios e valiosas bolsas de estudo para 3 alunos da DNA/8Tempos, uma referência a nível nacional.
Entre centenas de participantes de vários países de todo o mundo e um exigente painel de jurados, a DNA obteve resultados de relevo com solistas nos géneros clássico e contemporâneo, em várias categorias: Pré-competitive (9 a 11 anos), Júnior (12 a 14 anos) e Sénior (15 a 20 anos).
As competições finais do YAGP 2022 decorrerão em abril do próximo ano nos EUA.
A participação em competições internacionais integra uma prática importante para os alunos que pretendem seguir uma carreira profissional na área da dança, colocando-os à prova entre os melhores do mundo.
Categoria Pré-competitive
2º lugar solista clássico – Laura Paquim
Top 12 solistas contemporâneo – Maria Miguel Santos
Categoria Júnior
Top 6 solistas contemporâneo- Rui Batista
Top 12 Solistas clássico – Ana Carolina Cruz e Bárbara Almeida
Categoria Sénior
2º lugar solistas contemporâneo- Afonso Nunes
3º lugar solistas clássico ex- aequo Afonso Nunes
Bolsas
Short Term Scholarship na Palucca University of Dance Dresden e na Rosella Hightower Cannes – Afonso Nunes
Summer school scholarship na Paris Opéra Ballet School – Bárbara Almeida
Summer school scholarship na Bolshoi Academy USA – Rui Batista