O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, acredita que o pacote de sanções aprovado pela UE vai ser muito doloroso para a Rússia.
Este pacote de sanções, que foi aprovado por unanimidade pelos Estados-membros, vai afetar a Rússia e vai fazer-lhe muito mal. Estamos a fazer isto em coordenação com os nossos parceiros: os EUA, o Reino Unido e o Canadá”, garante o Alto Representante da UE.
O pacote é dirigido a “27 indivíduos e entidades que têm um papel em ameaçar a integridade territorial e a soberania da Ucrânia”.
“Em primeiro lugar, os decisores responsáveis por ameaçar as entidades ucranianas. Aqueles que estão no setor da defesa, que têm um papel na invasão e desestabilização e aqueles que levam a cabo ações de desinformação contra a Ucrânia. Por último, dirigimo-nos à capacidade do Estado russo ter acesso aos nossos mercados financeiros, limitando o financiamento das suas políticas e o acesso da sua dívida soberana aos nossos mercados financeiros”, explica Josep Borrell.
“Estamos atentos às próximas movimentações da Bielorrússia que tem vindo a apoiar as ações russas na ameaça à integridade territorial da Ucrânia e estou pronto para pôr em cima da mesa, como já o fiz hoje, uma sugestão no sentido de alargar os critérios da lista de pessoas afetadas por estas sanções para incluir elementos do Governo da Bielorrússia”, adianta.
Rui Oliveira Costa/TSF