Operação policial na Gare du Nord em Paris

Uma operação policial de grande envergadura decorreu esta noite na Gare du Nord, em Paris. A estação foi evacuada por volta das 23h00 locais. A imprensa avança que as autoridades estariam à procura de três homens perigosos. As verificações foram dadas como terminadas por volta das 2h00.

Através da rede social Twitter, a polícia tinha confirmado a meio da noite que decorriam operações naquele local da capital francesa.
As autoridades explicaram ainda que a operação pretendia “dissipar qualquer dúvida”, sem avançar com mais detalhes. O fim das operações foi anunciado por volta das 2h00 de terça-feira (1h00 em Lisboa) numa curta mensagem: “Fim das verificações, regresso progressivo à normalidade”.

O jornal francês Le Parisien avança que a polícia estaria à procura de três homens considerados perigosos. O diário indica que estes três suspeitos tinham sido já referenciados em Paris, Bordéus e Marselha nos últimos dias.

Apesar das operações policiais então realizadas, as autoridades não os conseguiram capturar. Um vendedor terá agora alertado as autoridades, indicando que os suspeitos viajavam num comboio que chegaria às 23h10 à Gare du Nord, avança ainda o diário francês.
Os acessos ao metropolitano foram encerrados pelas autoridades policiais. O tráfego ferroviário foi interrompido e também o metropolitano e os comboios suburbanos deixaram de parar na Gare du Nord. A Brigada de Busca e Intervenção foi chamada ao local.
A Gare du Nord é terminal de uma rede ferroviária nacional e internacional, bem como dos comboios Eurostar que fazem a ligação com Londres. Esta estação fica localizada no 10.º bairro de Paris.
As operações foram dadas por terminadas às 2h00 locais, sem terem sido prestados detalhes adicionais à comunicação social.
 

Estação evacuada

Algumas imagens divulgadas nas redes sociais mostram que se viveram momentos de algum pânico na estação, com a polícia a pedir a quem se encontrava no local que se afastasse.

Um consultor de tecnologia britânico, de 39 anos, Dave James Phillips, explicou que estava a sair do último comboio a chegar de Londres quando viu os agentes a espalharem-se pela estação.

“Um polícia, com a mão na arma, dizia-nos para nos despacharmos enquanto andávamos na plataforma”, detalhou.Phillips adiantou que os polícias continuavam a chegar à estação e que os passageiros estão a ser retirados, enquanto carros da polícia e outros veículos descaracterizados “eram conduzidos de forma dramática”.