06.5.2024 –
É verdade, o Clube de Futebol “Os Marialvas” é o primeiro Campeão da recém-criada Divisão de Elite da Associação de Futebol de Coimbra. Com este feito irá, na próxima época desportiva, representar as cores da cidade e do concelho de Cantanhede nos Campeonatos Nacionais de Futebol sénior.
Não posso esconder a emoção que me invade enquanto tento escrever estas linhas que têm dois objetivos, o de valorizar este feito notável para o clube e ao mesmo tempo recordar os que merecem ser recordados nestes momentos e que, não poucas vezes são eventualmente esquecidos.
Já lá vão cerca de 20 anos desde a última vez que o Clube de Futebol “Os Marialvas” se sagrou campeão da, à data, Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra. Nesse tempo o timoneiro desta grandiosa embarcação era o Eng.º José Abrantes, que com uma equipa ao seu redor conseguiu, em bom tempo e com mestria, recolocar o Marialvas nos Campeonatos Nacionais.
Desde essa altura até aos dias de hoje o clube só conheceu mais três líderes de equipas diretivas. Este é um facto que podendo parecer curioso é de explicação simples.
A forma mais simples de explicar como o Marialvas só teve 3 Presidentes nos últimos cerca de 20 anos é apenas colocando uma questão:
“Quem se disponibiliza para ser presidente do Marialvas?”
A resposta foi sendo sempre a mesma, foi sendo inquestionavelmente a mesma… Ninguém!
Neste particular gostaria de destacar um Presidente que, liderando o clube por mais de uma década, em muitas situações (eu diria demais!) colocando a vida do clube muito à frente da pessoal e familiar, foi conseguindo manter o clube vivo. Falo naturalmente do Sr. Luis Geraldes, um albicastrense que adotou Cantanhede como sua terra adotiva e que abraçou, como se não houvesse amanhã, o nosso Marialvas!
Esta fase foi provavelmente uma das fases mais complexas da vida do clube mas não podemos esquecer que se não tivesse havido um “Luís Geraldes” nessa altura, hoje provavelmente não existiria o Clube de Futebol “Os Marialvas”!
Muito obrigado, Luís!
O Marialvas, ao contrário do que muitos fizeram e ainda hoje tentam fazer crer, nunca foi e continua a não ser, um clube privilegiado pelas instituições que lideram os destinos do nosso concelho. Eu diria até, que a relação sempre esteve mais próxima da indiferença e até desprezo do que do privilégio fosse ele qual fosse.
Imagem: Mateus Santos
Relembro episódios em que pressões políticas exercidas por ilustres e destacados dirigentes políticos fizeram com que investimentos, na área dos equipamentos desportivos, fossem canalizados para outras freguesias do concelho e que o Complexo Desportivo de Cantanhede ainda hoje, mais de uma década depois de ter sido iniciado, ainda está por concretizar… “Infelizmente” para o nosso concelho, nessa freguesia, o clube da terra terminará o atual campeonato nos últimos lugares da tabela…
Como alguns terão reparado, já tornei pública a minha insatisfação pelo comportamento dos responsáveis políticos do nosso concelho perante a concretização de mais um feito extraordinário por parte do Marialvas.
Não basta uma mera publicação no Facebook institucional do Município, a dar nota do acontecimento!
Certamente que neste momento já estarão eventualmente a preparar uma receção aos mais altos representantes do clube e atletas… sempre em ambiente controlado!
Mas falemos de coisas mais interessantes que este texto quer-se positivo!
A época de 2023/2024 ficará para a história como incontornável no trajeto que o Marialvas tem vindo a trilhar em termos regionais e nacionais.
Foi no passado fim de semana que a equipa de Sub19 se sagrou Campeã Distrital e carimbou a subida aos nacionais. Esta equipa irá fazer companhia às suas “irmãs” de Sub17 e Sub15, concretizando, com 3 anos de atraso, o que tinha sido gizado no “Plano Estratégico 2020” para a formação do clube.
Tal facto atribui ao Clube de Futebol “Os Marialvas” uma notoriedade inédita e única no concelho e muito rara no distrito, as três principais equipas de formação (Sub15, Sub17 e Sub19), juntamente com a equipa Sénior nos escalões nacionais do futebol português!!!
Apenas uma palavra, MARAVILHOSO!
Agora só falta o mais difícil, trabalhar para que esta realidade se transforme em normalidade na vida do nosso MARIALVAS!!!!
Bom trabalho e não se esqueçam que “faz mais quem quer, do que quem pode!”
Carlos Sérgio Negrão
in “Mordendo a Cauda”