O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e a Adega Cooperativa de Cantanhede renovam protocolo que beneficia os Associados da Adega.

Assinado em 2014, este protocolo surgiu da vontade de ambas as entidades disporem de uma solução financeira de apoio aos viticultores da região. Agora renovado, o protocolo amplia as condições de financiamento aos Associados da Adega Cooperativa, com base no valor das campanhas de vindima.

Podem beneficiar do protocolo todos os Associados da Adega com entrega de uvas no ano com base no qual recorrem a financiamento.

 

Para poderem usufruir das linhas de financiamento, entre outros requisitos, o Associado deve:

 

  1. exercer actividade enquanto ENI ou Empresa;
  2. ser portador de uma declaração da Adega, identificando o Associado, mencionando a quantidade de uva entregue, o valor correspondente e as datas previstas para a liquidação da campanha;
  3. ter uma conta de depósitos à ordem (Conta D.O.) aberta numa das agências do Grupo Crédito Agrícola;
  4. ser Associado do Crédito Agrícola;
  5. ser detentor de um Cartão CA Associado (de débito ou de crédito);
  6. cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade, nomeadamente em matéria de licenciamento;
  7. ter a sua situação regularizada junto da Segurança Social e da Autoridade Tributária.

 

A Caixa de Crédito Agrícola disponibiliza aos Associados da Adega 3 linhas de financiamento em condições diferenciadas:

 

  1. Linha de crédito de curto prazo destinada ao adiantamento do valor da campanha, cujo limite pode atingir os 100% do valor da campanha vitícola;
  2. Linha de médio e longo prazo para aquisição de equipamentos agrícolas, com um limite de 50.000€;
  3. Linha de médio e longo prazo para aquisição de terrenos, também com um limite de 50.000€.

 

Estas linhas apresentam um spread baixo e ainda preveem bonificações substanciais com a contratação de seguros de protecção ao crédito.

Com estas linhas, o Crédito Agrícola apoia o sector vitivinícola do Concelho, em parceria com a Adega Cooperativa.

Esperamos, deste modo, contribuir para o sucesso deste sector, para que consiga superar os desafios colocados ao seu desenvolvimento, tendo em consideração o enorme potencial que possui e que pode e deve ser rentabilizado.” – refere o Prof. Dr. João Moura, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira.

Para além deste protocolo, existe um outro acordo direccionado aos Associados do Crédito Agrícola que beneficiam de um desconto de 20% sobre os produtos adquiridos na loja da Adega Cooperativa.

Para o efeito, bastará apresentar o cartão de Associado do CA, acompanhado de um documento de identificação válido.

Estas pequenas acções fazem parte de uma postura que orienta toda a actividade desta Instituição, a de contribuir activamente para o desenvolvimento dos concelhos onde actua.

Sobre a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira CRL

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL, entidade bancária de cariz cooperativo mutualista com raízes locais, é uma das 75 Caixas do Grupo Crédito Agrícola. Com 43 anos de actividade, esta Instituição possui 9 agências, mais de 7.000 Associados, um capital próprio de 23 milhões de euros, um activo líquido de 294 milhões de euros, uma carteira de crédito bruto próxima dos 146 milhões de euros. *

Com uma gestão conservadora e rigorosa, esta Caixa tem mantido próximo de 21% o Rácio do Common Equity TIER 1 (indicador que mede o peso dos Fundos Próprios Core e os activos ponderados pelo risco de crédito) cujo valor de referência se fixa 13%.* Entre outros, este tem sido um dos motivos pelo qual a Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira é, cada vez mais, um banco de “refúgio” para as poupanças dos seus clientes.

Esta instituição tem uma quota de mercado de crédito de 37%, sendo de 66% se nos referirmos apenas ao segmento de empresas. A quota de mercado de recursos global é de 34%, sendo de 54% no segmento das empresas.

Um conhecimento profundo do mercado e um relacionamento efectivamente próximo dos clientes constituem algumas das principais características de actuação desta Caixa, que lhe permite manter a confiança dos clientes e a liderança no negócio.

*Estes dados reportam a Junho de 2021.

Sobre o Grupo Crédito Agrícola

 O Grupo Crédito Agrícola é um grupo financeiro de génese cooperativa constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola. O Grupo de âmbito nacional, com capitais exclusivamente nacionais, conta com mais de 400 mil Associados, mais de 1 milhão e 500 mil Clientes e mais de 600 Agências, distribuídas pelo território nacional. Foi fundado em 1911, tendo como foco inicial o apoio ao financiamento de agricultores em Portugal tendo, ao longo dos anos, expandido o âmbito da sua actividade para outros sectores e alargado a sua área de actuação. O Grupo é composto actualmente, para além das Caixas Agrícolas e da Caixa Central, por empresas dedicadas à actividade seguradora e à banca especializada. O Crédito Agrícola, único banco cooperativo a operar no mercado português com capitais nacionais, foi reconhecido pelo mercado como o melhor Banco da sua categoria através da “Escolha do Consumidor 2019” e tem sido pioneiro na oferta de serviços de pagamento inovadores aos seus clientes.

Foi o primeiro banco a disponibilizar o contactless em Portugal, a oferecer o primeiro cartão de pagamento com chip e o primeiro cartão vertical, tendo sido pioneiro na disponibilização de pagamentos com Apple Pay aos seus clientes.