Confirmados mais 17 casos de contágio pelo vírus monkeypox nas últimas 24 horas em Portugal.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais 17 casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em Portugal.
No total, foram reportados até ao momento 365 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).
Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
Todos os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.
A DGS aconselha as pessoas que detetarem o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas, febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço e/ou aumento dos gânglios linfáticos a consultar um profissional de saúde.
“Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas”, alerta-se.
Perante sintomas suspeitos, devem também ser adotadas medidas preventivas: evitar o contacto físico direto com outras pessoas, partilhar vestuário, roupas de cama, atoalhados, objetos como talheres, pratos ou outros utensílios de uso pessoal.
Recorda-se que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.
TSF