Guerra na Ucrânia: míssil russo atinge centro comercial em Kremenchuk

O Presidente ucraniano, Volodymy Zelensky, garante que pelo menos mil civis estavam no centro comercial na cidade de Kremenchuk quando ocorreu o ataque. Confirmados estão dois mortos e 20 feridos, nove dos quais em estado grave.

Nas redes sociais foi partilhado pelo conselheiro do ministro ucraniano dos Assuntos Internos um vídeo de uma pessoa que estava no interior do centro comercial e que conseguiu sair do local já completamente destruído e em chamas.

O Presidente Zelensky anunciou ao mundo, através da sua página no Facebook, que a cidade de Kremenchuk, na região de Poltava, foi esta segunda-feira alvo “dos invasores [russos que] atingiram o shopping com mísseis, onde havia mais de mil civis”.

Vários meios foram mobilizados para o local para o combate às chamas, mas o Presidente da Ucrânia já admite vítimas: “É impossível para já imaginar o número de vítimas“.

Zelensky escreve ainda que se trata de um local que não representa nenhum “perigo” e que “não tem qualquer valor estratégico [para os russos]”, e que as pessoas só tentavam ali, no centro comercial , fazer a sua “vida normal, o que deixa os invasores furiosos”.

As autoridades locais, citadas pela agência France Press, dão conta de que há mortos e feridos na sequência deste ataque. Entretanto, através do Twitter, o conselheiro do ministro ucraniano dos Assuntos Internos partilhou números avançados pelo ‘vice’ do gabinete de Zelensky, Kyrylo Tymoshenko, que confirma pelo menos duas vítimas mortais e 20 feridos, dos quais nove em estado grave.

No local, populares ajudam os operacionais no socorro às vítimas.