Novo Banco vendido até ao Natal a chineses ou norte-americanos

Lone Star e Minsheng são os preferidos a ficar com o banco de transição.

O Banco de Portugal quer anunciar o vencedor na corrida ao Novo Banco até ao Natal. A informação é avançada pelo jornal “Público”, que refere que apenas dois candidatos têm propostas que podem ir a jogo: o fundo Lone Star para o processo de venda direta e o China Minsheng para a venda em mercado.

moveis-pascoa_2016_11

Pelo que apurou o matutino junto de fontes do sector financeiro, a intenção é que o nome do comprador seja tornado público quanto antes, mesmo que o contrato só seja assinado mais tarde. Apesar dos receios de que o negócio volte a falhar devido à instabilidade política que atravessa a Europa, a expectativa do BdP é que desta vez a venda tenha sucesso.

“Os investidores estão muito comprometidos e os mercados já absorvem choques com muita naturalidade, como se viu no Brexit e na eleição de Trump”, diz uma fonte envolvida no processo ao “Público”.

O Lone Star está na corrida à venda direta por 100% do Novo Banco enquanto o Minsheng quer ficar com cerca de 50% numa venda em bloco (via aumento de capital), sendo o resto do capital do banco para dispersar em bolsa posteriormente.

Ambas as propostas cumprem a exigência central do Fundo de Resolução para que haja venda: a retirada da instituição do estatuto de banco de transição.

Fonte. Jornal Económico

Foto:Rafael Marchante/Reuters