25.12.2024 –
Embrulhos, refeições e decorações natalícias podem ser repensadas para promover a circularidade e revalorização de resíduos
O Natal é um tempo de celebração, união e partilha. Contudo, à medida que festejamos, muitas vezes esquecemo-nos do impacte associado a esta época: desde o aumento do desperdício alimentar ao uso excessivo de materiais descartáveis e gastos de energia. Neste sentido, a Associação de Bioenergia Avançada – ABA deixa algumas dicas para que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis, desfrutando de um Natal caloroso e festivo sem prejudicar o ambiente.
1 | Repensar as embalagens e embrulhos
As embalagens e embrulhos, muitas vezes usados uma única vez, podem ser substituídos por alternativas criativas e reutilizáveis. Materiais já disponíveis em casa, como tecidos, sacos de pano, frascos de vidro, jornais ou caixas de cartão decoradas, ganham uma nova vida. Ao mesmo tempo, optar por tipos de papel mais facilmente recicláveis (sem brilhos ou cores) é outra opção mais amiga do ambiente.
2 | Planear cuidadosamente as refeições
As refeições natalícias são outro grande desafio. De acordo com os dados da Eurostat, Portugal é o quarto país da UE que mais desperdiça alimentos, mas com um planeamento cuidado este problema pode ser reduzido. Caso haja sobras, reaproveite os alimentos em novas receitas, como sopas, empadões ou saladas. Além disso, os óleos alimentares usados (OAU), usados em pratos e doces típicos da época, quando descartados pelo ralo, causam graves problemas ambientais, como a poluição da água e o entupimento de sistemas de esgotos. Assim, opte por armazená-los num recipiente fechado e leve-os até um ponto de recolha. Os OAU podem ser transformados em biocombustíveis avançados, capazes de reduzir significativamente as emissões de carbono e contribuir para a economia circular.
3 | Decoração com materiais naturais e reutilizáveis
As decorações são outro aspeto no qual podemos fazer a diferença: os enfeites descartáveis podem ser substituídos por elementos naturais, como pinhas, ramos de árvores ou pedras decoradas, ou materiais já disponíveis nos nossos lares. Desta forma, é possível reduzir o desperdício, sem comprometer o espírito natalício.
4 | Reutilizar, reciclar e reparar sempre que possível
Durante o Natal, é frequente receber várias embalagens, cartões e objetos descartáveis. De forma a combater o desperdício, é recomendado separar e reciclar todos os materiais possíveis, garantindo que seguem para os ecopontos adequados. Adicionalmente, reparar objetos antigos ou dar uma nova vida a itens que já não usa, promove a circularidade e a revalorização de resíduos.
Ao repensarmos a forma como celebramos, podemos reduzir significativamente o desperdício e contribuir para um planeta mais verde. Pequenas mudanças no dia a dia, quando adotadas por muitas pessoas, fazem uma diferença enorme. Este Natal, a Associação de Bioenergia Avançada desafia todos os cidadãos a refletir sobre as suas escolhas e a tornarem-se agentes de mudança.