O Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemorou em 25 de maio, foi assinalado com uma ação de sensibilização sobre essa temática no recinto da Escola Básica de Sanguinheira. A iniciativa foi organizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, tendo em vista a consciencialização dos alunos sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade de a preservar.
No decurso da sessão, os trinta e nove alunos da EB1 de Sanguinheira tiveram a oportunidade de identificar os recursos naturais que se desenvolvem numa floresta, designadamente melíferos e apícolas, micológicos, cinegéticos, bem como espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares.
Na ação esteve envolvida uma equipa de proteção florestal da Guarda Nacional Republicana, que explicou aos intervenientes o comportamento cívico a adotar para garantir a preservação da floresta e os mecanismos de prevenção adequados para o efeito. Noutra vertente, interveio Alberto Jesus, apicultor da região, que deu uma aula sobre o modo como as abelhas se organizam e produzem o mel, sublinhando a importância da natureza para a sua atividade.
Durante a manhã os alunos vivenciaram ainda os aromas produzidos por plantas aromáticas e medicinais no âmbito de uma apresentação que esteve a cargo de Paula Maduro.
Além de pretender reforçar a perceção e o entendimento das crianças sobre conceitos relacionados com a biodiversidade e a adoção de boas práticas nesta matéria, esta ação teve ainda como objetivo estimular as crianças a alargarem os seus horizontes, mobilizando saberes transversais e valorizando a experimentação.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de1942 e pretende relembrar todos os anos a importância da biodiversidade e a necessidade de todos terem consciência das ameaças que enfrenta na atualidade e de combatê-las, incentivando para tal à organização de atividades alusivas em todo o mundo. Todos os anos a ONU lança um novo tema para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. O tema de 2015 é “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”.