O Município da Figueira da Foz e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas celebraram no passado dia 08 de janeiro, um protocolo de adesão à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), passando assim a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, da Figueira da Foz, a integrar a RNBP.
Fundada em 1910 e a funcionar desde 1974, num edifício construído de raiz, a Biblioteca oferece um conjunto alargado de recursos e serviços aos seus munícipes, incluindo uma coleção de cerca de 17.000 títulos, acesso à internet, pessoal tecnicamente habilitado e atividades diversas de promoção das literacias. Nos meses de verão, em que a população quase duplica, a Biblioteca assegura ainda uma Biblioteca de Praia e outra de Jardim. No mesmo edifício funcionam também o Arquivo Histórico, o Museu, o Arquivo Fotográfico e o Auditório municipais.
A adesão a esta rede permite ao Município da Figueira da Foz aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados pela RNBP às bibliotecas, participar em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional, bem como beneficiar de futuros programas e integrar a lista pública, sistematizada e atualizada das bibliotecas públicas, nomeadamente a do Portal da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Em contrapartida, o Município da Figueira da Foz compromete-se a disponibilizar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, colaborar e participar em redes locais e regionais de bibliotecas públicas.
O presente protocolo vigora por tempo indeterminado.