Morreu o realizador António-Pedro Vasconcelos

06.3.2024 –

O realizador português António-Pedro Vasconcelos, autor de filmes como “O Lugar do Morto” e “Os Imortais”, morreu em Lisboa, os 84 anos, revelou a família em comunicado.

Fonte próxima da família confirmou ao SAPO24 a morte de António-Pedro Vasconcelos.

“A família de António-Pedro Vasconcelos informa que o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa”, pode ler-se também no comunicado entretanto divulgado.

“Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal”, escreveu a família.

A notícia foi avançada por João Soares na sua página de Facebook. “Recebo com grande tristeza a noticia da morte de António-Pedro Vasconcelos. Admirava-o muito como cineasta, a obra que nos deixa é notável. Também como cidadão cujas opiniões respeitava, e muitas vezes seguia. Um homem de esquerda, desde quase sempre próximo do PS. Teve um papel muito importante na campanha presidencial do meu pai em 1986. Foi amigo e apoiante sem falhas de Mário Soares, sempre”, escreveu.

António-Pedro Vasconcelos nasceu a 10 de março de 1939, em Leiria. Estudou em Coimbra, Lisboa e Santo Tirso e em 1957 entrou na Faculdade de Direito de Lisboa, que frequentou durante três anos, mas não concluiu o curso.

Através de um concurso de críticas aberto pelo Cineclube Universitário de Lisboa, começou a escrever nos seus boletins e fez parte da direção entre 1958 e 1960.

No ano seguinte, em 1961, frequentou um curso de Filmologia na Sorbonne, em Paris, com uma bolsa da Gulbenkian.

“Realizador, produtor, crítico, e professor, António-Pedro Vasconcelos estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Filmografia na Universidade de Sorbonne, cursos que nunca terminou”, pode ler-se na sua biografia no site da Academia Portuguesa de Cinema.

Sapo

Imagem: Esquerda.net