Morreu o músico Fausto Bordalo Dias

01.7.2024 –

Morreu esta segunda-feira o compositor e cantor Fausto Bordalo Dias, aos 75 anos. Assinou temas marcantes da música portuguesa como “O barco vai de saída”, “Como um sonho acordado” ou “A guerra é a guerra”.

Fausto é um dos nomes maiores da música tradicional portuguesa. Gravou 12 álbuns ao longo de uma carreira iniciadano final da década de 1960. O derradeiro álbum de originais, intitulado “Em busca das montanhas azuis”, fora lançado em 2011. Desde então, o músico atuava em concertos esporádicos.

Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias nasceu a bordo do navio Pátria, durante uma viagem entre Portugal e Angola. Seria registado a 26 de novembro de 1948 em Vila Franca das Naves, Trancoso.

Foi em Angola que formou a primeira banda, batizada como Os Rebeldes.

Presidente da República enviou condolências à Família de Fausto Bordalo Dias

Em nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa diz que recebeu “com tristeza a notícia da morte de Fausto Bordalo Dias, que ao longo de décadas deixou um legado musical que se confunde com a própria história de Portugal”. “Fausto pertencia a uma constelação de músicos que traduziu para as canções de intervenção o sentimento do povo português, e é por isso inevitável associar o nome de Fausto aos nomes maiores da música portuguesa, como José Afonso, José Mário Branco ou Sérgio Godinho”.

Aos familiares e amigos de Fausto Bordalo Dias, Marcelo Rebelo de Sousa enviou “as mais sentidas e afetuosas condolências”.

RTP / Jornal Mira Online
Imagem licenciável: Wikimedia Commons