28.9.2023 –
Ator irlandês tinha 82 anos. Ao longo de uma carreira com mais de cinco décadas, Michael Gambon trabalhou em cinema, televisão, teatro e rádio.
Segundo um comunicado da família, citado pela BBC, o ator morreu na sequência de uma pneumonia, num hospital.
Nascido em Dublin a 19 de outubro de 1940, Michael Gambon, que recebeu, de Isabel II, o título de Sir em 1999, trabalhou em cinema, televisão, teatro e rádio.
Numa carreira com mais de cinco décadas, o papel que maior notoriedade lhe deu foi o do professor Albus Dumbledore, personagem carismática que interpretou em seis dos oito filmes da saga “Harry Potter”, sucedendo a Richard Harris, ator que deu vida a Dumbledore nos primeiros dois filmes, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”.
Homem de teatro, Michael Gambon interpretou Harold Pinter, Samuel Beckett, Arthur Miller e David Hare, entre outros autores, venceu três prémios Olivier e era conhecido no meio, escreve a BBC, como “O Grande Gambon”.
Michael Gambon venceu ainda quatro BAFTA, pela representação em televisão, uma área na qual participou em várias séries, nomeadamente como inspetor Maigret, personagem de policiais de Georges Simenon, e Philip Marlow, na revisitação musical do romance negro de Dennis Potter.
No cinema contracenou, por exemplo, com Maggie Smith em “Othello” (1965) e nos filmes “Harry Potter”, entrou em “O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela”, de Peter Greenaway, “O informador”, de Michael Mann, “O peixe fora de água”, de Wes Anderson, e “Gosford Park”, de Robert Altman.
SIC Notícias
Imagem: Moviepedia