09.7.2024 –
A ex-procuradora-geral da República, morreu na manhã desta terça-feira aos 68 anos, no Hospital São João, na cidade do Porto.
Joana Marques Vidal ocupou o cargo de Procuradora-Geral da República entre 12 de outubro de 2012 e 12 de outubro de 2018.
Joana Marques Vidal esteve em Cantanhede em Março de 2023, tendo sido oradora, com José António Mouraz Lopes, no Colóquio “Ética, Cidadania, Governança e Corrupção”, uma iniciativa conjunta da Comissão Diocesana de Justiça e Paz de Coimbra e do Município de Cantanhede.
A notícia da sua morte foi avançada pelo Jornal Observador.
Presidente da República destaca a importância da ex-procuradora
Comunicado publicado na página da Presidência da República, esta tarde:
Granjeou o respeito e o apoio de pares, subordinados e da sociedade em geral, nunca deixando de se dedicar a uma pedagogia democrática, com destaque para a participação cívica e a defesa dos direitos fundamentais, neles avultando o papel da mulher e a defesa dos mais frágeis e discriminados.
O Presidente da República, que ainda há duas semanas, acompanhou, no Porto, a sua luta pela vida, apresenta à Família e aos muitos Amigos e Companheiros de jornadas os mais emocionados sentimentos”.
Jornal Mira Online