08.1.2024 –
Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão e mundial, conhecido como ‘Kaiser’, morreu aos 78 anos, deixando um legado único no futebol.
Franz Beckenbauer, uma das maiores lendas do futebol alemão e mundial, faleceu hoje aos 78 anos, segundo informações confirmadas pela sua família à agência noticiosa alemã DPA. Conhecido como ‘Kaiser’ pelo seu estilo dominante em campo, Beckenbauer deixa um legado incomparável no mundo do futebol.
Franz Beckenbauer conquistou o mundo do futebol tanto como jogador quanto como treinador. Foi campeão mundial pela Alemanha Ocidental em 1974 como jogador e novamente em 1990 como treinador, unindo-se a um grupo seleto que inclui Mário Zagallo e Didier Deschamps. Além disso, celebrou a conquista do título europeu em 1972 com a seleção alemã.
Como defesa e médio, Beckenbauer foi uma peça chave no Bayern de Munique, contribuindo para a ascensão do clube a potência mundial. Durante sua carreira no Bayern, ganhou três vezes a Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) e foi agraciado com a Bola de Ouro em 1972 e 1976, consolidando-se como um dos melhores futebolistas de todos os tempos.
Nascido em Munique, em 11 de setembro de 1945, Franz Beckenbauer começou sua carreira no Bayern de Munique, permanecendo no clube por 13 temporadas e sendo peça fundamental nas conquistas europeias e nacionais. Ele também teve uma carreira internacional brilhante, sendo o capitão da equipe alemã campeã do mundo em 1974 e vice-campeã em 1966 e 1970.
Após pendurar as chuteiras, Beckenbauer assumiu o papel de treinador, com passagens notáveis pelo Bayern de Munique e pela seleção alemã, com a qual conquistou a Copa do Mundo em 1990. Sua abordagem revolucionária no futebol, especialmente na posição de líbero, marcou uma era e transformou o modo como o jogo é jogado e entendido.
Futebol 365
Imagem Licenciável: Flickr