Morreu Artur Jorge, antigo selecionador português e campeão europeu pelo FC Porto

22.2.2024 –

O antigo selecionador e treinador do FC Porto que levantou a primeira Taça dos Campeões do Futebol Clube do Porto, em 1987, morreu esta madrugada. Artur Jorge tinha 78 anos.

Nasceu no Porto e foi com o clube daquela cidade que conseguiu o maior feito da carreira. Artur Jorge levantou a orelhuda em 1987, num palco de Viena, graças a um calcanhar argelino. O treinador, que foi também “rei Artur”, morreu esta madrugada, aos 78 anos.

Foi também nas Antas que começou a carreira de futebolista profissional, em 1964/65. Seguiu para a Académica, Benfica, onde passou mais anos como atleta, Belenenses e Rochester Lancers, onde pendurou as botas. Foi quatro vezes campeão e ganhou duas vezes no Jamor.

Mas foi como treinador que ficou no olimpo dos olimpos. Sobretudo por aquele mágico 1987, em que levou os dragões à glória europeia, uma façanha inédita até ali para um treinador português e, já agora, para o FC Porto, que já havia perdido uma final europeia contra a Juventus, em 1984, na Taças das Taças, com António Morais no banco.

A carreira de treinador de Artur Jorge até começou no Vitória Sport Clube, em Guimarães, como adjunto, em 1980/81. Depois de passagens por Belenenses e Portimonense, já como principal, chegou ao FC Porto no verão de 1984.

A viagem desportiva do rei Artur foi rica em latitudes, com passagens por França (onde treinou um soberbo PSG). Suíça, Espanha, Holanda, Arábia Saudita, Rússia, Camarões, Kuwait e Argélia, onde terminou a carreira, em 2016, no MC Alger, poeticamente o país de Madjer. Quando surpreendeu as gentes do futebol com o regresso ao ativo, explicou-se com simplicidade: “Como se costuma dizer, o bichinho nunca morre. Cá estamos, com a mesma paixão de sempre”.

RR