08.5.2023 –
O dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, celebra-se desde 2003 e tem como objetivo consciencializar para a importância da nossa voz e dos cuidados que devemos ter para a preservarmos.
De facto, a voz é um meio preferencial de comunicação e que nos permite interagir com os outros, se pensarmos em atividades tão simples como um telefonema a um familiar, uma ida ao café/restaurante, um convívio entre amigos, dar aulas e em profissionais da voz como os cantores/atores.
O uso da voz está presente em inúmeros contextos e este dia serve para pensarmos e darmos-lhe o valor que ela tem na nossa vida. De uma forma muito simples, a nossa voz resulta da passagem do ar que vem dos pulmões pela laringe, fazendo vibrar as cordas vocais (som) e que depois é modulado pelo trato vocal – timbre vocal.
A voz é única, individual porque cada pessoa tem as suas características quer estruturais como psicológicas e emocionais. Mesmo em gémeos, a voz é diferente apesar de ser semelhante. Liliana explica que por volta dos 60 anos a voz dos homens e das mulheres torna-se mais parecida, no que toca ao timbre!
Alguns sintomas dos quais devemos estar atentos são: Rouquidão persistente (+ de 15 dias) Dor ao falar Dor ao engolir Dificuldade em projetar a voz Pigarro frequente ou tosse frequente E podem ter diversas causas: • Infeções do trato respiratório • Mau uso vocal • Alterações estruturais (congénitas ou adquiridas) • Perturbações psicogénicas, do foro psicológico É verdade… esses são alguns exemplos de profissionais que usam a sua voz como meio de comunicação preferencial para exercer a sua profissão e pelo uso prolongado da sua voz, são profissionais que estão mais propícios a desenvolverem alterações na voz. É interessante perceber o impacto que a qualidade vocal tem na vida pessoa/social e profissional…
Agora vamos falar de alguns mitos… Começando com a questão, é normal uma criança ser rouca? Não. É mito. A rouquidão ou disfonia é um sinal de alteração na voz e que se persistir por mais de um período de 15 dias, deve consultar um ORL e um TF para uma avaliação. PIGARREAR, LIMPA A GARGANTA? MITO O ato de pigarrear é um comportamento agressivo para as nossas cordas/pregas vocais e causa a falsa ilusão de remover as secreções. Em alternativa podemos: – Beber água; – Tossir com bastante ar. A POSTURA DO CORPO INTERFERE COM A VOZ? VERDADE Sem dúvida. Para tudo, a postura é importante e no ato de falar também não é diferente. Uma correta postura favorece uma correta respiração e, por conseguinte, uma emissão de voz com suporte, sem esforço. SUSSURAR, POUPA A VOZ? MITO O sussurrar envolve um grande esforço e tensão ao nível das cordas vocais. COMER MAÇÃ, AJUDA A VOZ. VERDADE. Verdade. A maçã é rica em pectina, que é uma substância com propriedades adstringentes e ajuda na limpeza quer da boca como da faringe, diminuindo o excesso de secreções. Para além disso, o mastigar a maçã é um bom exercício para os músculos da boca, na articulação dos sons.
O USO DE SPRAYS; PASTILHAS; REBUÇADOS DE MONTOL; MEL GENGIBRE, AJUDA A MANTER A VOZ SAUDÁVEL? MITO Tendemos a usar estas alternativas com frequência pois possuem um efeito praticamente imediato, no entanto, o que eles fazem, não é nada mais que um efeito anestésico e que “mascara” o desconforto, podendo piorar o abuso vocal. CAFÉ PREJUDICA A VOZ. VERDADE Tudo depende da frequência, mas em excesso, sim pode provocar refluxo gastroesofágico e causar edema. BEBER ÁGUA FAZ BEM À VOZ. VERDADE Beber água faz bem a tudo, incluindo à voz. As cordas vocais são músculos e uma adequada hidratação ajuda numa boa qualidade vocal. Água temperatura ambiente. FUMAR FAZ MAL À VOZ. VERDADE. Verdade. O fumo e toxinas presentes no cigarro irritam a laringe, causando edema, ressecamento da mucosa e em situações mais graves, pode causar cancro da laringe. E o tabagismo é a principal causa de cancro da laringe e pulmões.
SINAIS DE ALERTA Se fala muitas horas diariamente e se sente que fica cansado ao final do dia Se habitualmente está exposto a mudanças de temperatura e se sente que interfere com a sua voz Se sente irritação na garganta e Pigarro frequente Se fica rouco frequentemente Se sente que a voz está pior ao final do dia Se sente que tem de fazer um maior esforço ao longo do dia Se sofre de refluxo gastroesofágico Dicas e recomendações Beber água à temperatura ambiente Ingerir frutas /sumos com vitamina A E e C para uma boa saúde da mucosa laríngea Evitar os exageros vocais como gritar, falar durante muitas horas, evitar bebidas com cafeína, álcool ou gás se vai usar a voz por um período longo.
Se gostaram desse vídeo, partilhem bastante e obrigada por terem visto até ao fim, subscrevam o canal se ainda não subscreveram, fiquem bem, até breve!