MIRA: Projeto pedagógico-científico inovador com crianças do Jardim da Infância

Crianças do Jardim de Infância investigam efeito da água magnetizada no crescimento das plantas

Um grupo de cinco crianças do jardim de Infância de Mira está a desenvolver um projeto científico que visa averiguar qual o efeito da água magnetizada na germinação e crescimento das lentilhas. Os resultados estão a ser formidáveis. As plantas que crescem influenciadas pelo campo magnético são, nitidamente, mais viçosas e verdes.

De facto, alguns estudos recentes evidenciam um efeito positivo da água magnetizada na produção vegetal, mas estas análises têm sido feitas em culturas no solo. Contudo, de forma inovadora, estes pequenos (grandes) cientistas estão a testar a hipótese apenas utilizando a água magnetizada em pequenos tabuleiros de alumínio e sem a interação de fertilizantes. Curiosamente, descobriram que afinal a posição dos polos Norte e Sul dos ímans parece influenciar o crescimento diferencial das raízes e das partes aéreas.

Com uma motivação acrescida, os pequeninos vão regando as plantinhas com rigor científico e, no final de cada semana, vão pesando e comparando a fitomassa produzida. Orientados pela professora Maria Manuela Rocha, registam todos os dados e, neste momento, começaram a contruir um gráfico de crescimento que mais tarde poderá ser publicado num congresso científico internacional na forma de poster científico.

Este projeto, sobretudo experimental e premiado pela fundação Ilídio Pinho, está a fazer com que os alunos adquiram novas competências e, quem sabe, os motive para que um dia venham a ser verdadeiros e grandes cientistas.

Os pequenos cientistas são: Afonso Oliveira, Miguel Góis, Bernardo Vilela, Rodrigo Cravo Roxo, Simão Ferreiro, Clara Laranjeiro.

 

Texto: Professor Hamilton Correia, a quem o Jornal Mira Online agradece esta informação