Mira distinguida com o Certificado Internacional “Bandeira Azul desde sempre”

A Associação Bandeira Azul da Europa realizou no passado dia 19 de novembro, a cerimónia de Comemoração dos 35 Anos do Programa Bandeira Azul, na qual Mira foi distinguida pela Fundação Europeia para a Educação Ambiental, com os certificados internacionais “Bandeira Azul desde sempre” da Praia de Mira e o dos 15 anos da Praia do Poço da Cruz.

Esta distinção assenta no facto de a Praia de Mira, recordista mundial, ostentar este galardão há 35 anos e a praia do Poço da Cruz há 15 anos.

Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal, assume esta distinção “como sendo um desígnio, em que o trabalho desenvolvido só é possível com o agregar das forças vivas do concelho. Colaboradores da autarquia, Junta de Freguesia da Praia de Mira, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde, Associações e população revestem-se do espírito da Bandeira Azul.”

O Município de Mira foi ainda premiado, nesta cerimónia, com uma Menção honrosa nas Atividades de Educação Ambiental, o que para o autarca mirense “é o reconhecimento pelo excelente desempenho dos nossos colaboradores na realização destas atividades de sensibilização ambiental”.

De realçar que, ao longo dos últimos 35 anos, a Bandeira Azul contribuiu para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio e marinas, através de um conjunto de critérios relacionados com a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, serviços e segurança.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, reconhecida pela UNESCO e pelo PNUMA como líder mundial nas áreas de Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com 77 membros e que, através dos cinco programas, faz a diferença todos os dias.

A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos e é o momento de refletir sobre o futuro das nossas Praias e, sobretudo, de ser uma parte ativa na estratégia adotada por um Portugal resiliente no que respeita as Alterações Climáticas.