MIRA: Com tanto vento e chuva, podia ter sido bem pior

O clima não tem dado tréguas nos últimos dias um pouco por todo o lado em Portugal continental. Desta forma, o Concelho de Mira também não é exceção.

Assim sendo, o Jornal Mira Online procurou saber junto das entidades competentes o “tamanho dos estragos” desde que a intempérie começou a abater-se por estes lados.

A Proteção Civil Municipal que tem trabalhado em conjunto com os Serviços Municipalizados e os Bombeiros Voluntários de Mira, realça que “está tudo dentro do expectável, em vista do tempo que se fez sentir os últimos dias”.

Para além de uma situação na Avenida Marginal, na Praia de Mira que está restrita entre a Lota e a Igreja, “de onde está a ser retirada a areia que é constantemente empurrada pelo vento”, também foi retirada uma árvore localizada perto da Escola Secundária de Mira, para além do que pode ser considerado o “caso mais grave”, a queda das estruturas de quatro marquises todas localizadas nos “prédios amarelos” e que, felizmente, só teve consequências a nível de material, sem que houvesse feridos a lamentar, dado a periculosidade da queda daquelas estruturas devido aos ventos fortes que se fizeram sentir durante o domingo.

A este respeito, a Proteção Civil  pede a todos “que respeitem a área limitada, já que são locais de muita utilização de pessoas. Esta é uma zona com algum risco e, por isso, é necessário que todos levem em consideração tais precauções, efetuando – desta forma – uma auto-precaução sempre necessária”.

Tanto a Proteção Civil como os Bombeiros ressaltaram o facto de “não terem sido registadas inundações e cheias, o que é revelador de que os sistemas hídricos estão normalizados e limpos”. Apenas alguns cortes de árvore e colocação de sinalização de precaução foram necessários fazer, para além do que já foi referido.

Os Serviços Municipalizados estiveram constantemente (e estão, para o caso de haver novas alterações nas condições climatéricas) a contar com 2 máquinas, 4 viaturas e 10 pessoas, enquanto os Bombeiros utilizaram 3 veículos e 6 operacionais.

Todo este trabalho tem sido acompanhado a cada instante pela autarquia, nas pessoas dos seus Presidente e Vice-Presidente.