No âmbito do Programa Reativar o Turismo – Construir o Futuro, que o Turismo de Portugal, apresentou no passado dia 25 de novembro, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, o Município de Mira foi convidado a integrar a edição piloto do Programa Formação +Próxima.
Este é um programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal em parceria com as autarquias do país enquanto agentes mais próximos das realidades locais. Pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades específicas de cada território.
O Programa Formação + Próxima visa capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do turismo – formação de empresários e gestores, assim como de quadros intermédios e operacionais – de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano: formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo. Pretende igualmente contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios. O programa propõe-se ainda ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados, que queiram ingressar no setor do turismo.
O Município de Mira esteve representado pelo vereador Bruno Alcaide que vê neste programa “uma ferramenta estruturante para capacitar a nossa oferta turística com valor acrescentado e diversificada” .
Na assinatura do protocolo estiveram presentes o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Garcia Pestana Araújo e a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques