No Grande Prémio da República Checa, o piloto português, que tinha saído da 4.ª posição, cortou a meta em primeiro lugar depois de ter passado a prova quase sempre na frente.
O piloto português Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM, venceu este domingo o Grande Prémio da República Checa de Moto2, e assumiu a liderança do Mundial de motociclismo de velocidade após dez provas.
No circuito de Brno, Oliveira obteve a sua segunda vitória em Moto2, depois do triunfo no GP Itália, e assumiu o comando do Mundial com 166 pontos, mais dois do que o italiano Francesco Bagnaia (Kalex), que terminou a corrida em terceiro.
O piloto de Almada assegurou o triunfo na última volta em luta direta com o italiano Luca Marini (Kalex), que subiu à segunda posição do pódio, à frente do compatriota Francesco Bagnaia.
No Twitter, Miguel Oliveira reagiu à vitória: “Hoje acabou em Português! Batalha dura e superada. Obrigado a todos!
Nas primeiras declarações após o final da prova, o piloto português estava manifestamente feliz com a conquista inédita. Ainda assim, lembrou as as dificuldades que enfrentou ao longo da corrida e como foi complicado escapar à sanduíche italiana.
“Foi muito difícil. Soube que ia ser tudo decidido nas últimas voltas, nas últimas curvas. Esperava um ataque de qualquer lado. Estava entre uma sanduíche ou uma pizza italiana. Mas é uma grande vitória”, disse Miguel Oliveira a propósito da concorrência de Luca Marini (segundo classificado) e de Francesco Bagnaia (terceiro).
Teresa Alves / TSF