28.9.2023 –
Um jovem de 14 anos agrediu vários professores e alunos com uma faca, esta quinta-feira, numa escola secundária, em Jerez de la Frontera, Espanha. O menor foi detido e levado para uma esquadra local da polícia.
Uma professora sofreu ferimentos no olho e outros professores e alunos ficaram feridos em diferentes graus, avança o jornal El Español.
As agressões ocorreram às 08:25 (07:25 em Portugal) no Instituto Elena García Armada.
Ao Canal Sur, o porta-voz da Polícia Nacional de Jerez adiantou que o menor entrou nas instalações da escola com duas facas.
🔴 Ya estamos en directo en @canalsur desde Jerez de la Frontera con @tmorenomorales y @AnaHinestrosa_R. @Eva_Ramos_ se encuentra en el instituto donde un alumno de 14 años apuñala a varios compañeros y profesores #hed28sep
🌐 https://t.co/oSJ0RObCi7 pic.twitter.com/GMnGevtyPI
— Hoy En Día Canal Sur TV (@HoyEnDiaCSTV) September 28, 2023
Numa conferência de imprensa à porta da escola por volta das 11:00 locais (10:00 em Lisboa), o porta-voz da polícia Adrián Bezares confirmou que o rapaz detido tem 14 anos e que foram feridas cinco pessoas – três professores e dois alunos.
O caso mais grave é o da professora ferida num olho, embora não haja risco de perder a visão, segundo disse Adrián Bezares.
O porta-voz da polícia espanhola realçou que o caso está agora sob investigação e recusou avançar motivações prováveis para o ataque.
Segundo explicou, como o rapaz já tem 14 anos, pode ser já responsabilizado judicialmente e o processo segue as diligências previstas na lei para um caso que envolve um menor de idade.
O rapaz, que tinha duas armas brancas em seu poder, foi “desarmado, imobilizado e detido” pela polícia na escola depois de ter atacado pessoas dentro de uma sala de aula e num corredor, disse Adrián Bezares.
Todas as pessoas que estavam no edifício foram levadas para um pátio e mantiveram-se “tranquilas e seguras”, afirmou, dizendo que a polícia chegou à escola quatro minutos depois de o 112 ter recebido a chamada que alertava que “um jovem estava a atacar o resto dos colegas”.
Bárbara Ferreira/SIC Notícias