05.8.2024 –
O Município da Mealhada vai dispor de ensino articulado de música já no próximo ano letivo (2024/25), fruto de uma parceria que envolve o Município da Mealhada, a Rubato – Academia de Artes, da Associação Marés D’Entusiasmo, e o próprio Agrupamento de Escolas da Mealhada.
O Ministério da Educação Ciência e Inovação deu autorização à Associação Marés D’Entusiasmo – Associação Artística e Cultural / Rubato Academia de Artes para iniciar o ensino artístico especializado de música já no próximo ano letivo, “com uma lotação de 63 alunos turno/hora, para ministrar, em regime de planos e programas oficiais, as Iniciações em Música e o Curso Básico de Música nas variantes instrumentais de Acordeão, Bateria, Canto, Clarinete, Fagote, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violino, Violoncelo”, lê-se no documento de autorização.
Assim, o Agrupamento de Escolas da Mealhada (AEM) passará a disponibilizar esta oferta às suas comunidades escolares, “algo há muito por nós almejado e já anteriormente tentado”, sublinha Fernando Trindade, diretor do AEM, observando que o AEM e a Rubato celebraram em fevereiro passado um protocolo “por forma a reforçar as relações entre as duas instituições e promover a melhor articulação relativamente aos alunos comuns”. E frisou, ainda, que o protocolo prevê a divulgação da oferta formativa da Rubato, a qual abrange todas as idades; “Deste modo, estar-se-á a promover a aprendizagem e prática musicais, não só junto dos alunos, mas também dos pais, encarregados de educação e concidadãos em geral”, rematou.
Para que o ensino articulado fosse uma realidade, foi necessária a autorização do Ministério à Rubato, entidade devidamente credenciada, com a direção pedagógica de Paulo de Almeida, mas também o apoio logístico do Município da Mealhada, que disponibiliza as salas para as aulas, a funcionarem, provisoriamente, em espaços existentes no Estádio Dr. Américo Couto, no Complexo Desportivo da Mealhada. “É mais uma oferta aos nossos jovens que, desta forma, não têm de deixar o nosso Município para prosseguir este regime de estudo”, refere Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.
O regime articulado prevê uma articulação curricular entre a entidade credenciada para o ensino da música e o estabelecimento de ensino regular frequentado pelos estudantes. O regime articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos candidatos de acordo com os resultados obtidos nas provas de aptidão e seriação.