Ndaba Mandela marcará presença no lançamento do projeto chamado Bosque Madiba a decorrer no dia 18 de Julho
O Município da Mealhada foi o escolhido para acolher o Bosque Madiba, projeto único no mundo e que serve de homenagem a Nelson Mandela. Marcado para 18 de Julho, o evento de lançamento da iniciativa contará com a presença de Ndaba Mandela, neto do líder histórico. Considerado um dos 28 homens da mudança de África, Ndaba Mandela dirige a Fundação Africa Rising e é conhecido por manter vivo o espírito do seu avô, sendo considerado o seu herdeiro natural na luta pela liberdade e dos Direitos Humanos.
Ndaba Mandela estará em Portugal a convite da Associação Patrulheiros, detentora dos direitos do projeto, sendo um dos seus embaixadores Internacionais e o primeiro convidado de “O Legado da Terra”, programa que pretende trazer pessoas que mantêm vivas as lutas de seus antepassados em prol de um mundo melhor. Ndaba estará presente em 2019 para a apresentação do Bosque Madiba e regressa em 2020 para o Tour Legado da Terra Portugal, que terá um vasto programa de promoção de Portugal, culminando na inauguração do Bosque Madiba.
Com várias instalações de apoio aos seus visitantes, o Bosque Madiba será criado na Mata do Buçaco, numa parceria entre o Município da Mealhada, da Fundação do Buçaco e da Associação Patrulheiros. A Mealhada foi a grande vencedora na corrida para receber a instalação deste projeto único, sendo que uma das razões que determinou esta decisão teve a ver com a candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da Natureza e com o enorme esforço do Município e a Fundação Mata do Buçaco em alcançarem este objetivo.
O espaço único da iniciativa será localizado numa das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018 e contará a história de vida de Nelson Mandela usando para o efeito árvores autóctones. No local, serão plantadas 100 árvores, numeradas de 1 a 100 com momentos históricos do líder sul-africano, comemorando o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo. A data de lançamento, 18 de julho, coincide com o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela criada no solo com materiais naturais reaproveitados poderá ser vista do ar. O projeto conta ainda com uma instalação para que os mais pequenos possam dar os primeiros passos na utilização da bicicleta em perfeita harmonia com a natureza, para além de um programa ambiental de incentivo escolar a iniciar no próximo ano letivo e que vai mobilizar os alunos de todas as escolas, num trabalho conjunto entre o Município da Mealhada e a Associação Ambiental Patrulheiros.