27.02.2025 –
A Câmara Municipal da Mealhada desativou, em todo o concelho, durante o ano de 2024, um total de 251 ninhos de vespa asiática. Desde 2021, o combate da autarquia a esta espécie resultou na eliminação de 733 ninhos.
A Proteção Civil Municipal desativou 251 ninhos em todo o território do concelho, no decorrer de 2024, num ano que bateu recordes em termos de desativações e no número de informações reportadas para o tratamento, revelando que a população, Juntas de freguesia e serviços camarários estão ainda mais atentos a esta questão.
Ao longo de 2024, o Serviço Municipal de Proteção Civil recebeu alertas de todas as freguesias. De um total de 347 avistamentos reportados para os serviços (muitos deles naturalmente duplicados), acabaram por ser desativados os referidos 251 ninhos, a maior parte na União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes (78), seguindo-se Casal Comba (52), Vacariça (38), Pampilhosa (34), Luso (29), e Barcouço (20).
Como podemos ver pelos números, o objetivo continua a ser de continuidade nesta nossa ação para reduzir ainda mais a prevalência desta espécie no nosso território, com os meio adequados para ser mais eficaz”, diz Ricardo Santos, vereador da Câmara, apontando que “o trabalho que está a ser feito pela população e pelas Juntas de freguesia ao reportar a existência de ninhos é fundamental, como é também o esforço dos nossos técnicos para controlar esta praga”, concluiu.
Se avistar um ninho de vespa asiática não o destrua. Avise a Proteção Civil Municipal. Tentar destruí-lo pode colocar a sua saúde e vida em risco, para além de potenciar o aparecimento de novos ninhos nas redondezas.
O procedimento correto passa por contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do telefone 967 142 690, ou comunicar à Junta de Freguesia da área de residência.