Mau Tempo na Madeira faz “estragos significativos” na zona norte da ilha

A chuva intensa está a causar estragos na zona norte da ilha da Madeira, havendo pelo menos uma dezena de desalojados. O temporal já inundou estradas e habitações “prendendo pessoas e causando danos materiais em automóveis”, descreve a imprensa local.

Segundo o ‘Jornal da Madeira’, um temporal esta sexta-feira na maior ilha do arquipélago “está a gerar estragos significativos nesta dia de Natal, sobretudo no norte da ilha”. Nessa zona, “nomeadamente na Ponta Delgada e Boaventura, já inundou estradas e casas, prendendo pessoas e causando danos materiais em automóveis”.

O temporal também já originou derrocadas pelo menos na zona de Santana, segundo o relato de José António Freitas, comandante dos bombeiros locais, à RTP.

Já uma derrocada na entrada do túnel Duarte Pacheco, que liga o Arco de São Jorge à Boaventura cortou também a ligação entre estas duas freguesias, descreve o ‘Diário de Notícias da Madeira’.

A chuva está a cair desde a noite desta quinta-feira. Ao ‘Diário de Notícias da Madeira’, o presidente da junta de freguesia de Ponta Delgada descreve uma “situação catastrófica” no norte da ilha da Madeira. Até o cemitério daquela localidade foi inundado, como mostram os vídeos partilhados pela imprensa local.

Segundo Miguel Freitas, há pelo menos uma dezena de pessoas desalojadas por terem as casas inundadas. “Os desalojados vão ficar em casa de familiares ou de vizinhos”, disse ainda ao jornal madeirense.

A chuva continua a cair com intensidade, acompanhada pela trovoada. As autoridades esperavam o desagravamento das condições meteorológicas para o fim da tarde desta sexta-feira.

Lusa