Mais de metade dos encarregados de educação estão preocupados com o bullying e a violência

12.10.2022 –

Após dois anos fortemente marcados pela pandemia, o Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022, procurou saber como estão os encarregados de educação a lidar com o novo ano escolar e quais as suas principais inquietações.

Apesar do fim das restrições fazer parecer a pandemia distante, para muitos a segurança sanitária continua a ser uma preocupação (57%). Ainda assim, comparando com o ano passado, há menos educadores preocupados com este tema (-6 p.p.). Esta preocupação é maior junto dos que têm alunos a frequentar o secundário (62%) e os residentes na Região Sul (77%).

bullying (55% em 2022 vs. 4% em 2021) e a violência (54% em 2022 vs. 3% em 2021) ocupam o segundo e terceiro lugares entre os fatores causadores de maior preocupação junto dos encarregados de educação. Os residentes na região Sul (83%) e na Área Metropolitana do Porto (60%) são os mais preocupados com estas possibilidades.

Já a dificuldade em acompanhar a aprendizagem (37%) e a adaptação a uma nova escola/turma (35%) preocupa menos os portugueses com estudantes a seu cargo. Independentemente das preocupações, 84% dizem sentir-se tranquilos e apenas 15% admitem estar stressados.

7 em cada 10 encarregados de educação consideram mesmo que o ano letivo 2022/2023 será melhor, um valor, ainda assim, ligeiramente inferior face ao ano anterior (74% em 2022 vs. 81% em 2021).

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 1262 contactos estratificados por Distrito; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. A amostra final inclui encarregados de educação (504) e o erro máximo associado é de +/- 4.4 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas e semi-fechadas com a duração máxima de 12 minutos. O trabalho de campo decorreu entre 11 a 25 de agosto 2022.

A maioria dos inquiridos pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022 (68%) tem apenas um estudante a seu cargo, 28% tem dois e 4% tem três ou mais. 88% dos inquiridos indicam que os seus dependentes frequentam o ensino público, com os restantes a referir o ensino privado. A grande maioria (76%) tem a seu cargo estudantes do ensino básico – 31% no 1º ciclo; 26% no 2º ciclo e 24% no 3º ciclo. 20% têm estudantes a seu cargo a frequentar o ensino secundário, 8% o ensino pré-escolar e 9% estudantes universitários.

Relativamente ao tema abordado neste comunicado, em 2021 foram pedidas respostas espontâneas à pergunta “Neste regresso às aulas, qual a sua maior preocupação?”. Em 2022 foi solicitado que os encarregados avaliassem os mesmos temas numa Escala de 1- nada preocupado a 10 – muito preocupado. A percentagem apresentada corresponde à soma das respostas 10, 9 e 8.

Sobre o Cetelem

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